Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Uma história de trabalho e resultados: Embrapa Milho e Sorgo celebra 35 anos de serviços à sociedade



"A Embrapa Milho e Sorgo cumpre seu papel com a sociedade brasileira." Pedro Arraes
18/5/2010 10:24:27



"A Embrapa Milho e Sorgo participou ativamente do desenvolvimento da agropecuária brasileira nas últimas décadas, com o desenvolvimento de tecnologias, produtos e serviços. São 35 anos de muitos trabalhos e resultados relevantes." Esta é a avaliação da chefe-geral Vera Maria Carvalho Alves, que abriu as comemorações pelo aniversário da Unidade na segunda-feira, 17, com a presença dos empregados da empresa, autoridades e parceiros.

Vera lembrou que são 35 anos de Embrapa Milho e Sorgo e 103 anos de pesquisa agrícola na região de Sete Lagoas. "Temos muito orgulho desta história", ressaltou. A solenidade foi um momento de reconhecimento às pessoas que participaram ativamente do trabalho realizado durante décadas. "Estamos aqui para agradecer e homenagear os principais responsáveis pelo sucesso da Unidade: empregados aposentados e na ativa e parceiros", afirmou Vera.

Houve entrega de troféus a representantes de diversos segmentos que colaboraram com os serviços prestados pela Embrapa Milho e Sorgo à sociedade: empregados com mais tempo de empresa e aposentados, simbolizando todo o grupo que se dedica diariamente para viabilizar soluções de pesquisa; chefes de outras unidades da Embrapa que atuam conjuntamente para atender as demandas do setor agrícola; reitores de universidades e os presidentes da Emater-MG e da Epamig, parceiros importantes no trabalho integrado de ensino, pesquisa e extensão; diretores das fundações Fapemig e Faped, fundamentais no de apoio à inovação; membros da imprensa que ajudam a difundir as tecnologias geradas; as secretarias estaduais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; como também as prefeituras de Sete Lagoas e de Prudente de Morais.

Além das entidades parceiras, foram homenageadas três personalidades pelas contribuições prestadas ao longo da história da Embrapa Milho e Sorgo: Alysson Paolinelli, um dos responsáveis pela criação da Embrapa e membro do Conselho Assessor Externo da Unidade; Antônio Fernandino de Castro Bahia Filho, que, por três gestões, foi chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo; e Afrânio Avelar Marques Ferreira, ex-prefeito de Sete Lagoas, que apoiou a Unidade desde sua fundação.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana, afirmou que considera a Embrapa uma condutora da sociedade rumo a mudanças a partir do conhecimento. "Não foi um decreto que fez a Embrapa Milho e Sorgo ser o que é. Foram as pessoas", destacou. Gilman falou diretamente aos membros da empresa com convicção: "precisamos de vocês, dependemos de vocês, mas dependemos com alegria, porque confiamos".

O diretor presidente da Embrapa, Pedro Arraes, ressaltou que "o Miho e Sorgo é um centro de pesquisa de produtos de âmbito nacional, que teve pioneirismo em atuações hoje adotadas na Embrapa como um todo". Arraes citou as estratégias usadas pela Unidade de criar parcerias com entidades de regiões produtoras de milho e sorgo, e de estabelecer parceria público-privada para fortalecer a indústria nacional de sementes. O presidente também destacou avanços na área técnica empreendidos pela Unidade, como correção e adubação do solo do Cerrado, desenvolvimento de materiais com resistência ao alumínio do solo e à seca e métodos de controle de pragas e doenças.

Além de parabenizar os empregados pela história da instituição, Arraes apontou desafios atuais e futuros. "A Embrapa tem que resolver problemas da agricultura e também da sociedade urbana, que hoje concentra mais de 80% da população brasileira. Nós geramos soluções e temos de trabalhar com sustentabilidade. A sustentabilidade não é modismo, é uma questão crucial. Temos que saber como produzir, conservando o meio ambiente." Arraes citou ainda estudo realizado pelo pesquisador Eliseu Alves apontando a concentração de renda no meio rural e afirmou que também é uma tarefa da Embrapa contribuir para a promoção da justiça social no campo.

III SIT

Juntamente com a comemoração dos 35 anos da Embrapa Milho e Sorgo, foi realizada a abertura oficial da III Semana de Integração Tecnológica (SIT), que oferece uma ampla programação de cursos e dias de campo abertos ao público. Houve uma visita à vitrine de tecnologias da Unidade, onde são apresentados vários produtos e serviços voltados para o desenvolvimento sustentável da agropecuária.

Até sexta-feira, 21, ocorrem diversas atividades com temas variados. São mais de 40 cursos, seis dias de campo, além de seminário de desenvolvimento regional e inovação tecnológica no agronegócio e um encontro sobre inovação do milho.

A programação completa do evento e o link para inscrições estão disponíveis no endereço: www.cnpms.embrapa.br/sit.

Texto: Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3027-1223
E-mail: marina@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267