Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa Milho e Sorgo apresenta resultados de pesquisa na Exposete



Feira é considerada a principal do segmento agropecuário de Sete Lagoas
4/8/2010 10:00:10



A 44ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial de Sete Lagoas, evento que acontece de 04 a 08 de agosto, terá a participação da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). A Unidade estará presente nos cinco dias do evento (de quarta a domingo) em estande montado no galpão agropecuário do Parque de Exposições JK. Neste espaço, serão apresentados trabalhos da Empresa, como maquetes sobre o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, o artesanato feito com palha e publicações voltadas para o público infanto-juvenil, como o "Jogo do Milho" e a cartilha "Vamos descobrir o milho", cujos desenhos são de autoria do desenhista sete-lagoano Capucci Júnior, e a revista em quadrinhos "Sô Chico da roça e a roça do Sô Chico", que apresenta diversas tecnologias sustentáveis geradas pela Unidade.

Abaixo, veja mais informações sobre os resultados de pesquisa que serão apresentados pela Embrapa Milho e Sorgo:

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
A integração lavoura-pecuária-floresta (sistemas agrossilvipastoris) é definida como o planejamento, a execução e o controle da diversificação, da consorciação e da sucessão de atividades agropecuárias e florestais dentro da propriedade rural, com sustentabilidade social, econômica e ambiental. Defendida por pesquisadores e produtores que comprovaram na prática as vantagens da sinergia entre a consorciação de culturas agrícolas, seja para a produção de grãos, fibras ou energia e pastagens, os sistemas mistos de exploração que incluem espécies florestais permitem que o solo seja explorado de forma vantajosa, otimizando seu potencial produtivo, e com retorno econômico mais eficiente.

Artesanato com palha de milho
O artesanato com palha de milho tem se tornado fonte de renda para as comunidades rurais mineiras. A Embrapa Milho e Sorgo avaliou acessos do Banco Ativo de Germoplasma de Milho quanto às características da palha para iniciar um programa de melhoramento que considere produção de grãos e qualidade da palha. Esse trabalho está sendo realizado em parceria com a Emater-MG e com as comunidades do Planalto de Minas, distrito de Diamantina e Cipotânea.

Características como peso, número e comprimento de espigas com palha, intensidade de pigmentação e textura da palha estão sendo avaliadas nesse projeto participativo. Com esse trabalho, a Embrapa pretende agregar valor à produção das artesãs das comunidades que desenvolvem trabalhos com palha de milho. O trabalho de artesanato poderá ser feito com produtos de maior qualidade, tendo opções de palha de milho de variadas cores e tipos.

'Jogo do Milho' e cartilhas 'Vamos descobrir o milho' e 'Sô Chico da roça e a roça do Sô Chico'
Financiado com recursos do Embrapa & Escola, programa com ações educativas com o objetivo de oferecer orientação a estudantes sobre a importância da Ciência & Tecnologia, o Jogo do Milho foi lançado em maio durante a feira Ciência para a Vida em Brasília-DF. Na forma de baralho, o jogador destaca as cartas e tem como missão chegar às cartas-objetivo, que são o produto final do programa de melhoramento de milho: as variedades e os híbridos do cereal. O próprio jogador deve destacar as cartas e montar a caixinha para guardá-las, cujas peças vêm picotadas em uma folha impressa. A revista em quadrinhos "Vamos descobrir o milho", cujos desenhos são de autoria do desenhista sete-lagoano Capucci Júnior, acompanha o jogo. A cartilha faz um breve relato sobre a origem e a importância do milho para a civilização, além de explicar de forma simples e didática o trabalho de melhoramento genético desenvolvido por pesquisadores da Embrapa no processo de desenvolvimento de uma cultivar.

Já a cartilha "Sô Chico da roça e a roça do Sô Chico", apresenta diversas tecnologias sustentáveis geradas pela Unidade, como o controle biológico de pragas, o plantio consorciado de leguminosas com culturas agrícolas, as barraginhas, a integração lavoura-pecuária-floresta, o aproveitamento de dejetos de animais como adubos, entre outras.

SERVIÇO
44ª Exposete - Exposição Agropecuária de Sete Lagoas-MG
Período: 04 a 08 de agosto
Local: Parque de Exposições JK
www.exposete.com.br

Mais informações: Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: (31) 3027-1223 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .

Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3027-1223
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267