Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Papel das instituições públicas no desenvolvimento de transgênicos é debatido
10/9/2010 14:28:41



Distante das posições ideológicas a cerca da evolução dos organismos geneticamente modificados, o XXVIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo, que está sendo realizado em Goiânia-GO, trouxe para debate o tema o "Papel das instituições públicas nos programas de milho transgênico no Brasil". Hoje, as lavouras transgênicas são realidade em 134 milhões de hectares em 25 países do mundo, sendo que para a próxima safra de milho serão oferecidas 136 cultivares transgênicas apenas no Brasil.

Segundo o pesquisador Antônio Álvaro Corsetti Purcino, o papel da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) neste contexto é oferecer liberdade de escolha para os diversos segmentos da cadeia produtiva, realizando estudos de monitoramento de impacto ambiental das tecnologias, estudos sobre a rotação de culturas transgênicas, sobre o surgimento de novas pragas e microorganismos eficientes contra elas, e atuar no desenvolvimento de transgênicos em áreas não cobertas pelo setor privado.

Um exemplo é o desenvolvimento de cultivares transgênicas tolerantes ao alumínio tóxico no solo. "A Embrapa Milho e Sorgo é reconhecida internacionalmente pelas pesquisas desenvolvidas nessa área, que culminaram com a clonagem do gene AltSB na cultura do sorgo", disse o pesquisador. Este gene, identificado e clonado em 2007, confere tolerância ao sorgo à presença do alumínio em concentrações tóxicas no solo. Os benefícios são uma maior absorção dos nutrientes pelas raízes, como o fósforo, e um maior aprofundamento do sistema radicular da planta, já que o alumínio inibe este crescimento. Regiões de seca, consequentemente, serão beneficiadas.

E em relação à seca, Corsetti adiantou que a Embrapa Milho e Sorgo vem trabalhando no desenvolvimento de cultivares transgênicas resistentes, como em trabalhos com o gene Dreb, licenciado do Jircas (Japan International Research Center for Agricultural Sciences), com o gene Bt e com um gene de resistência ao vírus do mosaico da cana-de-açúcar. "Os trabalhos estão em andamento e deverão ser apresentados em um horizonte de dois anos", revela. "Nosso objetivo como instituição pública é oferecer estas tecnologias a uma gama de produtores, desde agricultores familiares a empresariais", disse.

O XXVIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo, realizado pela Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Transferência de Tecnologia, Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Universidade Federal de Goiás, acontece até a próxima quinta-feira em Goiânia-GO. A promoção é da ABMS (Associação Brasileira de Milho e Sorgo).

SERVIÇO:

Evento: XXVIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo
Local: Centro de Convenções e Eventos da Universidade Federal de Goiás (Goiânia-GO)
Data: de domingo (29/08) a quinta-feira (02/09)

Texto: Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG): www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Contatos: (31) 9212-2063 / gfviana@cnpms.embrapa.br e guilhermefviana@hotmail.com .

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267