Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Curso aborda importância da biodiversidade



Curso reuniu estudantes e profissionais de diferentes partes do país
13/1/2011 14:06:43



O uso da biodiversidade na manutenção do equilíbrio biológico é tema de curso realizado na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). Com enfoque na aplicação do Controle Biológico (CB), técnica que utiliza meios naturais para combater pragas, o treinamento teve como exemplo a cultura do milho.

"A biodiversidade é um assunto cada vez mais importante no cenário mundial. E é necessário conhecer a biodiversidade. Conhecer as pragas, mas também os insetos benéficos, que são os agentes de controle dessas pragas", explica o coordenador do curso e pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Ivan Cruz.

Com duração de duas semanas (3 a 14 de janeiro), o curso atraiu participantes de vários locais. A estudante de Agronomia Camila Barros veio do Paraná. "Participo de um grupo de pesquisa na Universidade Estadual de Maringá e o tema do curso vem ao encontro do nosso trabalho, que é monitoramento de insetos e Controle Biológico", comenta.

Segundo a estudante, as aulas demonstraram a importância do CB para a manutenção da biodiversidade. Camila comenta que essa técnica começou a ser adotada no Paraná, principalmente nas lavouras de cana-de-açúcar para controle da broca da cana.

A bióloga Kátia Cirelli é doutora em Ecologia e Recursos Naturais e tem uma empresa de instalação de agroecossistemas em Limeira, São Paulo. A participação de Kátia no curso teve dupla motivação. "Vim para compartilhar experiências e, como empresária, para captar novos talentos. É raro encontrar atividades com esse enfoque", conta.

A empresária percebe que há um mercado promissor para a agricultura sustentável. "Tem futuro e, no estado de São Paulo, já é fato. A Comunidade Europeia busca alimentos seguros, com uso mínimo de agroquímicos", explica. Por isso, o Controle Biológico é o caminho para agricultores que pretendem exportar seus produtos.

Para Maura Bernardes, graduanda em Ecologia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), o curso foi mais interessante do que suas experiências anteriores de estágio de férias. "Deu uma visão completa. Mostrou todo o processo de Controle Biológico e foi bastante dinâmico, tanto na parte teórica quanto nas práticas de campo e de laboratório."

A estudante considera que o treinamento teve grande importância para sua formação. "O ecólogo visa minimizar impactos e, na agricultura, a forma ideal de minimizar impactos é com o Controle Biológico", afirma.

O pesquisador Ivan Cruz conta que decidiu de criar o curso por notar uma demanda relativa ao tema. "Em vários lugares em que vou fazer palestras, há sempre uma curiosidade muito grande sobre biodiversidade. E esse assunto, às vezes, não é devidamente abordado nas universidades. Então, o curso veio como um complemento educacional".

A necessidade de oferecer formação na área reflete uma tendência atual. "A quantidade de produtos químicos aplicados na natureza é assustadora. O que limitava o Controle Biológico era a falta de disponibilidade comercial dos agentes naturais. Com o crescimento das biofábricas, a prática tem aumentado", explica o pesquisador.

A intenção é realizar o curso duas vezes por ano, sempre nos períodos de férias escolares. Nesta edição, gratuita, foram ofertadas 20 vagas. O curso "Uso da biodiversidade na manutenção do equilíbrio biológico: metodologia de pesquisa e aplicação" é uma realização da Embrapa Milho e Sorgo em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), dentro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Hymenoptera Parasitoides (INCT Hympar).

Texto: Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3027-1272
E-mail: marina@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267