Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Parceria prevê incentivo ao uso de alimentos biofortificados na merenda escolar



Equipe da Embrapa Milho e Sorgo, Emater-MG e secretaria municipal de Educação de Capim Branco debatem importância da biofortificação
25/2/2011 15:21:04



Crianças em idade escolar do município mineiro de Capim Branco, cidade com menos de 10 mil habitantes localizada na região Central do Estado, poderão receber alimentos biofortificados na merenda escolar. Uma parceria deverá ser estruturada nos próximos dias entre Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e Prefeitura Municipal com o objetivo de incentivar a multiplicação de sementes biofortificadas de milho, feijão, arroz, mandioca, abóbora e batata-doce.

Estes alimentos que possuem altas concentrações de ferro, zinco, vitamina A e outros minerais poderão beneficiar cerca de mil alunos que, muitas vezes, têm na merenda escolar a única fonte de alimentação, conforme relata a secretária municipal de Educação de Capim Branco, Karine da Silva Andrade. "Nosso objetivo é fazer com que a prefeitura adquira estes produtos diretamente de agricultores familiares para oferecermos na merenda. No total, cinco escolas atendem cerca de mil alunos que poderão ser beneficiados", explica.

A meta da secretária tem amparo legal no Programa Nacional de Alimentação Escolar e na Lei Federal nº 11.947, de julho de 2008, que prevê que 30% dos produtos utilizados na merenda devem ser procedentes da agricultura familiar. Daí a importância e o potencial de utilização de alimentos biofortificados neste contexto. É também meta da Emater-MG investir na aquisição de produtos de agricultores familiares produzidos de forma orgânica. A empresa de assistência técnica e extensão rural realiza o acompanhamento do cultivo das lavouras.

Capim Branco é hoje reconhecida como a capital mineira da agricultura orgânica, segundo o técnico da Emater-MG Adenilson de Freitas. "Queremos estimular esta produção, apresentando a estes agricultores o diferencial de se cultivar também alimentos biofortificados", descreve. O chefe-adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa Milho e Sorgo, Jason de Oliveira Duarte, vê com bons olhos esta parceria. "É uma forma de oferecer mais renda aos agricultores familiares, já que terão garantia de compra durante o período letivo", conclui.

As metas agora, segundo José Heitor Vasconcellos, analista responsável pela transferência de tecnologias na Unidade da Embrapa, são estruturar um contrato de parceria e iniciar a multiplicação das sementes biofortificadas. "Devemos estimular a realização de treinamentos em eventos específicos, durante a Semana de Integração Tecnológica (de 16 a 20 de maio), oferecendo capacitação a esses agricultores e estruturando vitrines demonstrativas para que a tecnologia seja reconhecida, combatendo a desnutrição", explica.

SOBRE O PROJETO - O projeto de biofortificação de alimentos - BioFORT - trabalha o melhoramento genético convencional de alimentos básicos como arroz, feijão, milho, mandioca, feijão-caupi, batata-doce, abóbora e trigo. O objetivo é obter alimentos com maior teor de ferro, zinco e pró-vitamina A para combater a anemia e a deficiência desta vitamina que podem ocasionar baixa resistência do organismo e problemas de visão.

Em seis anos, pesquisadores de 11 Unidades da Embrapa já conseguiram mandiocas e batatas-doces com altos teores de betacaroteno (pró-vitamina A) e arroz, feijão e feijão-caupi com maiores teores de ferro e zinco. Aos poucos, essas variedades estão chegando aos roçados das comunidades rurais e escolas de Sergipe, Maranhão e Minas Gerais. Produtos derivados e embalagens que conservam os nutrientes também estão sendo desenvolvidos.

O BioFORT está ligado aos programas HarvestPlus e AgroSalud que formam e financiam redes internacionais de pesquisa em biofortificação de alimentos na América Latina, Ásia e África. O BioFORT é coordenado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ) e conta com as seguintes Unidades da Empresa: Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO), Cerrados (Planaltina-DF), Semi-Árido (Petrolina-PE), Soja (Londrina-PR), Hortaliças (Brasília-DF), Meio-Norte (Teresina-PI), Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas-BA), Trigo (Passo Fundo-RS) e Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE).

Mais informações: Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1272 ou ace@cnpms.embrapa.br .

Texto: Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
(31) 3027-1272 gfviana@cnpms.embrapa.br

Jornalista Soraya Pereira (MTB 26165/SP)
soraya@ctaa.embrapa.br
Embrapa Agroindústria de Alimentos
(21) 3622 9739 ou (21) 9881 0535

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267