Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Disseminação de barraginhas chega a Goiás



Foto ao final do dia de campo marca "corte do cordão umbilical"
16/3/2011 14:37:29



Produtores rurais de Goiás adotam a construção de barraginhas. A prática beneficia a conservação da água e do solo nas propriedades. Um dia de campo realizado nesta terça-feira, dia 15, no município de Nazário-GO, marcou a implantação das covas para captação de enxurradas.

O treinamento foi oferecido pelo engenheiro agrônomo da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) Luciano Cordoval, coordenador do projeto de Disseminação das Tecnologias Sociais Barraginhas e Lagos de Múltiplo Uso, que é custeado pelo programa "Desenvolvimento e Cidadania", da Petrobras.

Luciano explicou os benefícios das barraginhas, que promovem a infiltração das águas de enxurrada no solo, evitando erosão do terreno e promovendo o reabastecimento do lençol freático.

A parceria do projeto com os produtores goianos teve início a partir de um contato institucional da cooperativa de crédito Credigoiás com o coordenador Luciano Cordoval. "Dois técnicos da cooperativa, Moisés Teles e Pedro Guimarães, estiveram na Embrapa Milho e Sorgo em dezembro para buscar informações sobre como construir barraginhas", conta o engenheiro agrônomo.

De volta a Goiás, os técnicos apresentaram a proposta de implantação da tecnologia e encontraram um produtor que acreditou na ideia e se dispôs a iniciar o trabalho. Pedro Domingos de Freitas, proprietário da Fazenda Grota Funda, construiu as 20 primeiras barraginhas em sua propriedade no município de Nazário, a cerca de 70 quilômetros de Goiânia.

O dia de campo realizado no último dia 15 levou informações ao Sr. Pedro e seus vizinhos. "O evento é o momento da sintonia fina. A gente vê se é necessário fazer algum ajuste nas barraginhas iniciais. É importante o produtor fazer as primeiras para sentir a prática. Em seguida, a gente constrói uma e demonstra o modelo clássico do projeto", explica Cordoval.

Ao final do treinamento, os participantes tiram uma foto dentro da barraginha feita para demonstração. "Essa foto simbólica representa o corte do cordão umbilical. Significa que os participantes estão prontos para caminhar sozinhos. A partir daí, eles assumem o processo e colocam ingredientes próprios. Por isso, em cada região, o projeto assume um jeito dos produtores e essa é a grande riqueza", diz, com entusiasmo, Luciano Cordoval.

E Cordoval não é o único animado. Só na Fazenda Grota Funda, Pedro Domingos pretende implantar 200 barraginhas ainda este ano. Produtores vizinhos também se interessaram. "A rede será muito frutífera. A experiência será replicada com sucesso", avalia Cordoval. Os dirigentes da Credigoiás também demonstram otimismo com a tecnologia e já programam um novo dia de campo sobre barraginhas a ser realizado, em breve, no município de Jataí.

Texto: Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3027-1272
E-mail: marina@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267