Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo toma posse



Oportunidades para o milho e o sorgo serão estratégicas, defendeu Antônio Álvaro durante a solenidade de posse
21/3/2011 13:17:33



Manifestações de orgulho e reconhecimentos sobre a importância do papel da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). Estes foram os principais sentimentos que marcaram a posse do pesquisador Antônio Álvaro Corsetti Purcino no cargo de chefe-geral da Unidade na última sexta-feira, 18. "Temos que prestar elogios e reconhecimentos à chefia anterior. Solicitamos à nova chefia que dê continuidade aos bons trabalhos desenvolvidos, com agilidade, uma das características da Embrapa Milho e Sorgo, e muita determinação", ponderou o diretor-executivo José Geraldo Eugênio de França, que substituiu o diretor-presidente Pedro Antonio Arraes Pereira na solenidade.

Segundo ele, a Unidade trabalha com um cereal estratégico para a economia brasileira, o milho, que hoje chega à uma produção de 56 milhões de toneladas. No caso do sorgo, José Geraldo Eugênio lembra que a cultura deixará de ser de porte médio e alcançará níveis determinantes para a produção de etanol. "Hoje chegamos a importar etanol dos Estados Unidos. Devemos oferecer condições ao Brasil de reverter esta situação", destacou o diretor-executivo. E ele destacou a visão de futuro de dois fundadores da Embrapa nos anos 1970. "Como feito por Alysson Paolinelli e Eliseu Alves há 40 anos, temos que vislumbrar novos horizontes", disse.

O deputado federal Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG) também reconheceu a atuação da Embrapa - "é uma das instituições de pesquisa mais importantes do mundo" - e fez questão de reforçar o papel da instituição como facilitadora do processo da vinda de uma universidade federal para Sete Lagoas, a Universidade Federal de São João del-Rei. "Todo sete-lagoano tem orgulho de sediar esta Unidade da Embrapa. Agradeço publicamente à presidência da Embrapa por acampar a UFSJ e parabenizo a chefia anterior pelo brilhante trabalho. Nosso gabinete está à disposição para esta nova chefia", afirmou.

O prefeito de Sete Lagoas Mário Márcio Campolina Paiva (PSDB-MG) também reconheceu a Empresa e destacou: "a importância da Embrapa se traduz nas pessoas que aqui estão. A Embrapa Milho e Sorgo tem uma importância enorme para Sete Lagoas e região e gostaríamos de manifestar nosso agradecimento à gestão anterior", disse. A mesma opinião foi apresentada pelo deputado estadual Duílio de Castro (PMN). "A Assembleia Legislativa está à disposição da Embrapa". O deputado reconheceu os esforços para o aumento da produção de milho no país e destacou a necessidade de mais investimentos em logística, principalmente nos setores de transportes e armazenamento.

Agradecimentos e compromissos

"É uma honra ter participado da gestão da Embrapa Milho e Sorgo nos últimos quatro anos. Todos os resultados que obtivemos foram apoiados por empregados e parceiros. Tivemos sorte de trabalharmos com uma equipe robusta, em uma conjunção favorável, com a cultura do milho em expansão. Agradeço à cada empregado da Embrapa pelos resultados alcançados". Desta maneira, a pesquisadora Vera Maria Carvalho Alves apresentou as principais conquistas e enfatizou que a competência do pesquisador Antônio Álvaro será colocada em prática frente à gestão da Unidade.

Segundo o novo chefe, o setor agropecuário está passando por um momento de euforia, com a demanda por alimentos crescendo motivada pelo aumento da população e da renda das famílias. "Cerca de 40% do alimento adicional que o mundo irá consumir nas próximas décadas sairá do Brasil. Nosso país será o celeiro do mundo", afirmou Antônio Álvaro. Para ele, neste contexto, as oportunidades para o milho e o sorgo serão estratégicas. "Há agricultores no Brasil que já alcançam produtividades de até 12 ton/ha na cultura do milho. No caso do sorgo, os horizontes mostram a importância crescente desta cultura para a produção de etanol", disse.

Em sua avaliação, a Embrapa desenvolverá novas tecnologias, produtos, processos e serviços para a agricultura brasileira capazes de aumentar a competitividade no cenário internacional. "O Brasil será um dos maiores exportadores de milho do planeta, podendo chegar às 100 milhões de toneladas em um futuro próximo". Para isso, segundo ele, serão necessários investimentos em tecnologia e o mais importante, em sua visão: na capacitação dos profissionais. "Acredito que gente capacitada faz diferença. O principal patrimônio que a Embrapa tem é seu pessoal", finalizou.

Antônio Álvaro assumiu a chefia no último dia 07 de dezembro, foi empossado oficialmente no dia 18 de março e exercerá o cargo na Unidade de pesquisa por três anos, renováveis por igual período. Com pós-doutorado em Bioquímica Molecular de Plantas, Antônio Álvaro é pesquisador da Embrapa desde 1988 e já exerceu diversos cargos de gestão. É também coordenador da Rede Mineira de Biotecnologia para a Agropecuária da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais).

Saiba mais sobre as propostas de trabalho do novo chefe-geral em http://www.cnpms.embrapa.br/noticias/mostranoticia.php?codigo=633 .

Mais informações: Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1272 ou ace@cnpms.embrapa.br (jornalistas Guilherme Viana e Marina Torres).

Texto: Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3027-1272
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267