Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa Milho e Sorgo apresenta tecnologias para produção de milho a técnicos africanos



Equipe técnica da Embrapa Milho e Sorgo e técnicos africanos durante encerramento do curso
18/4/2011 09:39:52



A transferência de conhecimentos que possam ser úteis aos sistemas de produção de milho e em projetos de pesquisa desenvolvidos por países africanos foram os principais pontos abordados após uma semana de palestras e dias de campo oferecidos pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) a 49 técnicos em Agricultura de diversos países da África. Segundo o chefe-geral da Unidade, Antônio Álvaro Corsetti Purcino, uma segunda oferta de cursos deverá acontecer no segundo semestre deste ano, atendendo às expectativas.

"Brasil e África terão condições favoráveis em algumas áreas que são comuns para suprir a demanda mundial por alimentos. Temos água disponível, tecnologia e, no caso brasileiro, um setor empresarial bastante engajado. Esta experiência já vem sendo transmitida à África há bastante tempo, por meio das parcerias estabelecidas", explicou Corsetti. O chefe-geral apresentou um diagnóstico detalhado da situação brasileira no tocante à produção de milho, destacando os últimos avanços obtidos em produção e produtividade da cultura.

Conceitos como sustentabilidade, produção agrícola aliada à preservação do meio ambiente e os últimos aperfeiçoamentos no sistema de produção também foram debatidos. Neste contexto, os avanços foram transmitidos aos técnicos africanos por pesquisadores de diversas áreas, como o crescimento da produção de milho por meio do uso cada vez maior de inovações tecnológicas e a biotecnologia como novo paradigma tecnológico. "Ela veio para ficar", destacou o pesquisador João Carlos Garcia, da área de Economia Agrícola.

As perspectivas também foram apresentadas, com destaque para tópicos como o aumento crescente do consumo mundial, e os fatores de sucesso na cultura: época de plantio, escolha das cultivares e tratamento de sementes, densidade de plantio, espaçamento, calagem e adubação, incluindo a adubação de cobertura, e o controle de pragas, doenças e plantas daninhas. Os sistemas de armazenamento de água por meio das barraginhas e o lago de múltiplo uso integraram o portfólio de tecnologias apresentado pela Embrapa Milho e Sorgo.

Entenda o programa

Resultado de articulações entre o Ministério das Relações Exteriores, por meio da ABC (Agência Brasileira de Cooperação), a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) vem oferecendo cursos de capacitação aos países africanos com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas. Os eventos fazem parte da Plataforma Brasil África de Inovação Tecnológica para Segurança Alimentar. Todos os técnicos africanos fazem parte de centros de pesquisa agrícola, investigação agrária, institutos de extensão rural e universidades e atuam como pesquisadores, especialistas, coordenadores e supervisores.

Segundo informações da Embrapa Estudos e Capacitação (Brasília-DF), esta é a segunda etapa do Diálogo Brasil-África em Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, ação coordenada pela ABC. A primeira fase foi realizada em outubro de 2010, com a participação de 42 técnicos procedentes de 24 países africanos. Para participar da capacitação, o interessado deve se cadastrar por meio do site da Agência Brasileira de Cooperação, onde estão disponibilizadas todas as informações sobre o programa. Outras informações e inscrições, clique aqui .

Mais informações: Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1272 ou ace@cnpms.embrapa.br.

Texto: Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP), com informações da Embrapa Estudos e Capacitação (Brasília-DF) e Secom (Secretaria de Comunicação) da Embrapa (Brasília-DF)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3027-1272
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267