Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa: 38 anos de sintonia com o presente



Na data de 26 de abril, Embrapa comemora 38 anos (Foto: João Marcos Rosa / Divulgação)
25/4/2011 15:38:52



Permitir o avanço contínuo da agricultura brasileira é o desafio permanente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que na terça-feira, 26 de abril, completa 38 anos de existência. O conhecimento da Embrapa, sedimentado ao longo desses anos, viabilizou sua atual estrutura. Hoje, 47 Unidades marcam presença em todas as regiões do País, pois é preciso aumentar a produção e a produtividade, sem necessariamente com a expansão de novas áreas, com sustentabilidade e menor custo, de modo a gerar benefícios à sociedade brasileira.

Para tanto, a Embrapa busca assegurar a entrega de tecnologias aos agricultores tanto empresariais como os voltados para a agricultura familiar e de menor porte. Ao manejar os recursos naturais de cada bioma nacional, fortalece o País como um todo.

Seja na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica ou Pampa, a Embrapa está presente com três grandes linhas de pesquisa e desenvolvimento: Ordenamento, Monitoramento e Gestão em Territórios; Manejo e Valorização do Bioma; Produção Agropecuária e Florestal Sustentável.

Em sintonia com o momento global de valorização dos capitais social e natural, a Empresa hoje persegue garantias para o futuro, ou seja, busca o uso responsável dos recursos naturais. Vê, portanto, as questões relacionadas à chamada “economia verde” surgirem, cada vez mais, como uma necessidade de todos os segmentos produtivos.

Assim, para dar condições de ganho ao produtor – grande ou pequeno – e à sociedade em geral, desenvolve hoje tecnologias sustentáveis, com a chancela do nome que construiu e é mundialmente associado aos avanços tecnológicos na agricultura tropical.

Responsabilidades crescentes

A responsabilidade da Embrapa aumentou, ainda mais, a partir da 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 15), realizada em Copenhagen (Dinamarca), no segundo semestre de 2009, e do Seminário de Difusão do Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono), no final de 2010, quando o governo lançou uma política de grande complexidade, para a qual a Empresa já possui um cabedal de conhecimento.

As pesquisas voltadas para a Agricultura de Baixo Carbono incluem a recuperação de pastagens degradadas, sistema de plantio direto, integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF), fixação biológica de Nitrogênio e cultivo de florestas comerciais. A tendência é aumentá-las, de modo a cativar toda a cadeia produtiva, como o agronegócio, agricultura familiar e a indústria, entre outros, para a importância do Programa ABC.

Presença no exterior

Todo o conhecimento acumulado pela Embrapa, desde sua criação, em 1973, levou-a a alçar vôos mais altos. A Lei nº 12.383, de 1º de março de 2011, fortaleceu sua presença no exterior. Tanto que, na segunda-feira (25), estará presente, em São Paulo, no seminário internacional Agronegócio em Moçambique: Cooperação Brasil-Japão e Oportunidades de Investimento.

A promoção é da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com apoio da Embrapa e Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA). Durante o evento, os interessados conhecerão o ProSavana, programa voltado para Moçambique, inspirado no Prodecer, que durante cerca 25 anos, a partir de 1975, transformou o Cerrado brasileiro. As similaridades entre Cerrado e Savana criam, agora, oportunidade de negócios em Moçambique, como produção de alimentos e exportação. A base tecnológica da Embrapa é uma garantia para os investidores.

Também estão sendo fortalecidas as equipes no exterior e expandida a presença internacional da Empresa com a recente criação de Laboratório no Exterior (Labex) na China. Na vertente da cooperação técnica o destaque é para os projetos em países africanos, realizados em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com a missão de transferir tecnologias e prospectar negócios.

Premiação

Em solenidade a ser realizada na data em que a Embrapa comemora seus 38 anos, haverá a entrega do Prêmio Frederico de Menezes Veiga, instituído pela Empresa no ano seguinte a sua criação. Nesse ano de 2011, designado pela Organização das Nações Unidas ONU como Ano Internacional das Florestas, a Embrapa abraçou o tema para o prêmio, já que o Brasil ocupa posição de destaque neste cenário, seja pela importância e exuberância de suas florestas naturais, seja pela tecnologia de ponta e produtividade de seus plantios florestais.

Sob o tema florestal, os agraciados de 2011 são Dario Grattapaglia, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e José Roberto Soares Scolforo, professor da Universidade Federal de Lavras.

Na terça-feira (26), a Embrapa assina termo de cooperação técnica com a Vale S/A, para estabelecer parcerias e viabilizar projetos de pesquisas científica, tecnológica, desenvolvimento e transferência de tecnologias de interesse comum. Trata-se de uma cooperação ampla, que abarcará diversas parcerias específicas, já em discussão entre ambas as instituições. Assinam o contrato também a Fundação de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica (Funcredi) e a Fundação Vale que serão responsáveis pela administração dos recursos.

Mônica Silveira (682/05/34/DRT-DF)
monica.silveira@embrapa.br
(61) 3448-1717

Colaboração:

Juliana Freire (MTb 3053/DF)
juliana.freire@embrapa.br
(61) 3448-4039

Roberto Penteado - MTb 220/DF
E-mail: roberto.penteado@embrapa.br
(61) 3448-4187

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267