Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Diversidade marca produção de milho na região Central de Minas



Sistemas de produção de milho são variados na região Central de Minas
16/6/2011 14:25:57



Produtores de milho da região Central de Minas Gerais receberam incentivo para manter e ampliar as melhorias em seus processos produtivos. Durante o mês de junho, nos dias 07 em Florestal, 09 em Funilândia e 14 em Esmeraldas, agricultores foram premiados no encerramento do concurso de eficiência produtiva na cultura do milho organizado pela Emater (regional Sete Lagoas), Embrapa Milho e Sorgo e empresas parceiras. Antes das premiações, foram realizados dias de campo. Os participantes visitaram estações com tecnologias, processos e produtos agrícolas.

O pesquisador da Embrapa Walter Matrangolo explica que, no concurso, os produtores foram classificados quanto ao desempenho em três critérios. "Mérito técnico, por exemplo, semeadura em época e densidade adequadas, qualidade no armazenamento; mérito na gestão, por exemplo, uso correto de análise de solo e cálculo de custo de produção; e mérito ambiental, por exemplo, adoção de plantio direto e adubação orgânica.

Esse método de avaliação parte do pressuposto de que o parâmetro de produtividade (quilos por hectare) não é suficiente para caracterizar o aporte tecnológico numa lavoura e as melhorias no processo produtivo. Com isso, a complexidade do sistema de produção de milho foi realçada, trazendo para produtores e técnicos, outros parâmetros fundamentais para o balanço final do empreendimento.

É o segundo ano em que tal metodologia de diagnóstico é implementada. Ela reforça a importância de melhorias na gestão da produção para minimizar custos ambientais e ampliar ganhos financeiros.

A percepção ambiental do produtor, os efeitos do atraso na semeadura e do veranico, a peculiaridades do solo cárstico da região, o uso de insumos, os materiais genéticos adotados e os sistemas diversificados (integração lavoura-pecuária e integração lavoura-pecuária-floresta) foram alguns dos parâmetros identificados durante o concurso.

Mais informações:
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1272 ou ace@cnpms.embrapa.br .

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267