Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Pesquisadores da Embrapa participam de missão na África



Encontro em Mali promove discussões sobre Manejo Integrado de Pragas
30/8/2011 15:53:42



Quatro pesquisadores da Embrapa estão participando de uma reunião de troca de saberes sobre Entomologia com pesquisadores africanos, em Sotuba, no Mali. O encontro acontece até o dia 2 de setembro e faz parte do programa de apoio ao desenvolvimento do setor cotonícola nos países do Cotton-4 (Benin, Burkina Faso, Chade e Mali). O objetivo dos pesquisadores que integram a missão na África é promover discussões sobre o Manejo Integrado de Pragas (MIP) nesses países.

O grupo é composto pelos pesquisadores José Ednilson Miranda e Sandra Maria Morais Rodrigues (Embrapa Algodão), Ivan Cruz (Embrapa Milho e Sorgo) e Raul Laumann (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia), além de representantes da Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE).

“Na primeira semana, os pesquisadores brasileiros e africanos trabalharam no detalhamento de uma matriz de gestão integrada de pragas, com informações e recomendações sobre o tema para serem implementadas pelos agricultores africanos e, durante a segunda semana, os pesquisadores terão a oportunidade de transmitir a profissionais da assistência técnica e produtores formadores de opinião os conceitos e as particularidades concernentes ao MIP”, relatou o pesquisador José Ednilson Miranda.

Entre os temas que discutidos no encontro estão o controle biológico, com ênfase na utilização do Trichogramma como agente de controle biológico aplicado de pragas; métodos de controle natural; resistência de plantas a insetos; método comportamental e método químico, com ênfase em critérios de seletividade de produtos químicos a insetos benéficos pertinentes ao sistema de produção agrícola daqueles países, que compreende, além da cultura do algodão, outras culturas alimentares como o milho, o sorgo, o feijão e pastagem.

“Com esse projeto, esperamos contribuir para auxiliar no desenvolvimento de práticas sustentáveis para a cotonicultura africana, bem como, para consolidar os laços de amizade e cooperação entre o Brasil e os países africanos”, declarou o pesquisador.

Em continuidade às ações do Projeto Cotton-4 também estão programadas coletas de Trichogramma na África para posterior identificação de espécies locais. “Essa medida será fundamental para o conhecimento das espécies mais adaptadas do parasitóide e sua correta utilização no programa de controle biológico proposto pela Embrapa e alçada ao nível de alta prioridade pelos próprios pesquisadores africanos”, informou Miranda.

Cotton-4

Coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação, em conjunto com a Embrapa, o Cotton-4 é uma iniciativa que visa apoiar os países africanos produtores de algodão no seu esforço para desenvolver a cotonicultura. O foco prioritário da ação brasileira de cooperação concentra-se nos países que formam o grupo denominado Cotton-4, que é composto por Benin, Burkina Faso, Chade e Mali.

O projeto consiste no apoio do governo brasileiro na contribuição para o aumento da competitividade da cadeia produtiva do algodão nos países do Cotton-4 por meio de atividades como a revitalização da Estação Experimental de Sotuba, no Mali, que funcionará como Unidade Modelo de Validação e de Demonstração, e na capacitação de pesquisadores dos quatro países em temas como controle biológico de pragas; manejo integrado do solo e gestão de variedades de algodão.

Texto: Edna Santos – (MTB-CE 01700 JP)
Embrapa Algodão (Campina Grande/PB)
Contato: (83) 3182.4361
edna.santos@cnpa.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267