Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Prosa Rural aborda como aumentar a produtividade do milho



Tecnologias podem aumentar produtividade do milho
5/9/2011 10:45:53



A produtividade de milho no Brasil na safra normal ainda é bastante baixa. Nesta safra de 2010/11 a média nacional foi de 4 .571kg/ha, variando de 2.102kg/ha na região Nordeste a 7.537kg/ha na região Centro-Oeste. Esses números não refletem o alto potencial produtivo do cereal. Em levantamento realizado por pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG) na safra 2007/08, verificou-se que em 1.095 lavouras em diversas regiões do país a média de produtividade foi de 11.034 kg/ha, com variações de 8.000 a 16.000 kg/ha.

Constata-se que as diferenças de rendimento ainda são muito grandes em função das tecnologias adotadas e da capacidade gerencial dos produtores. Esse quadro indica a possibilidade de aumentar a produtividade em praticamente todas as regiões, tomando como exemplo os casos bem sucedidos. Este é o tema do Prosa Rural desta semana. O pesquisador José Carlos Cruz fala sobre as etapas necessárias para o produtor aumentar a produtividade do milho.

Embora exista uma ampla diversidade no que diz respeito aos sistemas de produção do cereal no Brasil, é possível identificar pontos que podem ser trabalhados, resultando em maior eficiência econômica das lavouras. São eles: uso de densidade e espaçamento de plantio adequados; implantação da cultura na época correta; uso de cultivares produtivas e adaptadas à região e ao sistema de produção; correção e adubação do solo conforme análise prévia; manejo adequado de doenças, de plantas daninhas e de insetos-praga.

“A primeira preocupação que o produtor deve ter é com a semente que ele vai plantar. Existem no Brasil cerca de 500 tipos diferentes de sementes de milho, mas o produtor deve escolher a mais adequada à sua realidade, levando-se em conta seu grau de capitalização e capacidade gerencial”, destaca José Carlos Cruz.

A competitividade da cultura depende de um uso mais adequado dos conhecimentos disponíveis e já validados e que, na maioria das vezes, requer poucos investimentos financeiros, mas exige maior acompanhamento e capacitação gerencial dos agricultores.

Saiba mais sobre como aumentar a produtivdade do milho ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Para ouvir, acesse: http://hotsites.sct.embrapa.br/prosarural/programacao/2011/como-aumentar-a-produtividade-do-milho-1

Texto: Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO)
Tel.: (31) 3027-1272
E-mail: marina@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267