Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Encontro debate metodologias para transferência de tecnologias



Barraginha será uma das tecnologias apresentadas no encontro
28/9/2011 08:38:01



Compartilhar experiências internas e externas em metodologias inovadoras de transferência de tecnologia. Em linhas gerais, esse é o objetivo do I Encontro Nacional sobre Metodologias para Transferência de Conhecimentos e Tecnologias para o Desenvolvimento Rural Sustentável, que será realizado de 25 a 27 de outubro, em Brasília (DF). O evento é promovido pelo Departamento de Transferência de Tecnologia (DTT) da Embrapa, em parceria com o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), a Secretaria de Comunicação (Secom) e a Embrapa Informação Tecnológica. O encontro conta com patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

De acordo com o coordenador de Estudos e Métodos em Transferência de Tecnologia do DTT, Otávio Valentim Balsadi, o encontro terá duas mesas redondas e seis sessões temáticas, que abordarão temas como Metodologias de Inovação, Capacitação em Transferência de Tecnologia, Desenvolvimento Territorial e Agricultura Familiar, Transferência de Tecnologia e Conhecimento nas Empresas, Desenvolvimento Rural Sustentável, Comunicação para Transferência e Desenvolvimento, Tecnologias Sociais da Embrapa e Transferência de Tecnologia e Conhecimento nas Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (OEPAs) e na Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER).

“Além de compartilhar experiências inovadoras nas áreas de pesquisa, comunicação, geração e transferência de tecnologias, queremos subsidiar o debate e as ações estruturais e estratégicas de entidades públicas e privadas nessas áreas”, explica Balsadi. Outro objetivo do evento, segundo ele, é promover a integração entre instituições e abrir a possibilidade de realização de novos projetos em rede. “Além disso, os departamentos envolvidos na realização do evento poderão estreitar as relações com as Unidades Descentralizadas na área de Transferência de Tecnologia”, destaca o coordenador.

Para que isso aconteça, a expectativa é que pelo menos um representante de cada UD participe do encontro. Também será feita a transmissão via videoconferência e gravação das mesas redondas e das sessões temáticas, para que elas possam ser multiplicadas. O evento é direcionado para pesquisadores e técnicos da área de transferência de tecnologia da Embrapa e da iniciativa privada, profissionais de OEPAS e da extensão rural, além de estudantes universitários de ciências agronômicas e ciências sociais aplicadas. A inscrição é gratuita e a previsão é que pelos menos 200 pessoas participem do encontro.

Experiências

Durante o I Encontro Nacional sobre Metodologias para Transferência de Conhecimentos e Tecnologias para o Desenvolvimento Rural Sustentável, os participantes terão a oportunidade de conhecer experiências como o Projeto Barraginhas, uma tecnologia social desenvolvida pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG). O projeto consiste construção de mini-barramentos (barraginhas) em pastagens e lavouras, impedindo que as enxurradas provoquem danos. A execução do projeto é feita em três etapas: mobilização, treinamento e implantação do Sistema Barraginhas. Os principais resultados apresentados até agora são o aumento de recarga de águas pluviais ao lençol freático; o controle de erosões, assoreamentos e amenização de enchentes; a redução do transporte de água por caminhões-pipa para abastecimento rural; a melhoria da qualidade da água; e a diversificação de produtos agrícolas, garantida pela poupança de água na caixa natural do solo.

Outro projeto a ser apresentado será o “Cultivando Água Boa”, da Itaipu Binacional, que parte da premissa de que a água é um recurso universal pertencente a todos. O programa estabelece uma verdadeira rede de proteção dos recursos da Bacia Hidrográfica do Paraná 3, localizada no oeste do Paraná, na confluência dos rios Paraná e Iguaçu. Em 2005, o Cultivando Água Boa obteve reconhecimento mundial com a conquista do prêmio Carta da Terra (Earth Charter + 5), entregue em Amsterdã, Holanda. A experiência tem se firmado como um exemplo a ser seguido no que se refere ao desenvolvimento sustentável e à gestão participativa em projetos socioambientais.

Entre as parcerias, destaque para o projeto desenvolvido pela Embrapa Amapá, Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e a Rede das Associações das Escolas Famílias Agrícolas do Amapá (Raefap). O objetivo é garantir a inclusão tecnológica por meio da transferência de conhecimentos e tecnologias que visam a beneficiar as comunidades de 726 alunos das escolas famílias do Estado, nas quais os filhos dos agricultores terão cursos e palestras abordando temas como produção de mudas frutíferas, associativismo e cooperativismo, plantio sem queimadas, manejo florestal de espécies arbóreas de várzea, manejo florestal para uso múltiplo e irrigação.

Texto: Eduardo Pinho Rodrigues – MTb/GO: 1073
Secretaria de Comunicação da Embrapa
Contatos: eduardo.rodrigues@embrapa.br; (61) 3448-1822

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267