Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa realiza curso em análises químicas



04/11/2011 16:14:25



A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) realiza entre os dias 07 e 11 de novembro em Campinas-SP o primeiro curso em uma das técnicas analíticas mais precisas para a realização de análises químicas em plantas e em solos, a espectroscopia no infravermelho próximo, mais conhecida pela sigla NIRS, do inglês Near Infrared Spectroscopy. A técnica, segundo a pesquisadora Maria Lúcia Ferreira Simeone, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), além da precisão, apresenta rapidez, baixo custo e a vantagem de exigir pouca manipulação das amostras.

"O uso da espectroscopia NIR é uma excelente opção para que a Embrapa possa validar a técnica como metodologia de rotina em seus laboratórios de análise química propiciando que um maior número de parâmetros e análises possam ser realizados", explica a pesquisadora. Segundo ela, hoje, na maioria das vezes, é necessária a realização de amostras compostas e tem-se como fatores limitantes a restrição do número de amostras, da necessidade de repetições e de parâmetros químicos para que a realização das análises seja possível.

A Embrapa adquiriu 17 equipamentos de infravermelho próximo para serem utilizados em diferentes análises químicas, com vistas ao desenvolvimento de métodos rápidos e de baixo custo por análise. Esses equipamentos, instalados em 17 Unidades da Embrapa, integram o projeto Macro 05 - Rede Embrapa em Espectroscopia no Infravermelho Próximo - Rede NIRS. Coordenado pela Embrapa Milho e Sorgo, o projeto visa estabelecer uma rede de laboratórios para o desenvolvimento de estudos e construção de modelos de calibração multivariados para diferentes parâmetros químicos de gramíneas forrageiras tropicais, milho e solos utilizando o método de espectroscopia no infravermelho próximo.

EVENTO - Uma das ações do projeto é a realização do 1º Curso de Capacitação em Espectroscopia no Infravermelho Próximo (NIR): fundamentos, tratamento de dados, aspectos práticos e aplicações analíticas. No total, 36 funcionários de 18 Unidades da Embrapa estarão reunidos em Campinas para discutir a viabilidade da Rede NIRS, "que dará importante contribuição ao processo de atualização contínua dos processos de PD&I e da infraestrutura", antecipa a pesquisadora Maria Lúcia Simeone.

Ainda segundo ela, a gestão ambiental terá forte aplicação no projeto, para melhor atender ao processo de pesquisa e desenvolvimento na Embrapa, uma vez que essa técnica possibilita a execução de análises sem o uso de produtos químicos e com pequena manipulação das amostras. "Espera-se, com o desenvolvimento da rede, constituirmos núcleos de competência em NIRS nas várias Unidades participantes, ampliando o conhecimento necessário para a aplicação da técnica e termos capilaridade suficiente para a sua implementação progressiva no conjunto da Empresa", conclui Maria Lúcia.

SERVIÇO

EVENTO: 1º Curso de Capacitação em Espectroscopia no Infravermelho Próximo (NIR) - Fundamentos, Tratamento de Dados, Aspectos Práticos e Aplicações Analíticas
Período: 07 a 11 de novembro de 2011
Horário: 9h às 18h30
Local: Embrapa Informática Agropecuária - Campinas - SP

Mais informações: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa, vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1272 ou ace@cnpms.embrapa.br .

Texto: Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)
Tel.: (31) 3027-1272
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br


Clenio Araujo (MG 06.279 JP)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Tels: (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282
gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267