Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Barraginhas atuam no controle de inundações em Minas Gerais



À esquerda, dona Maria Geralda Souza, uma das moradoras beneficiadas pelo projeto
23/12/2011 11:18:27



Uma técnica simples, que pode amenizar os efeitos negativos das intensas chuvas, como as inundações e o grande volume de enxurradas. Há três anos a construção de barraginhas vem mostrando resultados positivos para a contenção das águas pluviais na região Central de Minas Gerais, nos municípios de Cordisburgo e Caetanópolis. Somente nesse último município, cerca de 120 famílias já sentem os benefícios proporcionados pelo trabalho desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) que se iniciou em outubro.

"Recebemos um convite da prefeitura para elaborarmos um diagnóstico e apresentarmos uma possível solução para um problema recorrente que atinge as famílias do bairro Mangueiras em Caetanópolis, as inundações provocadas pelas enxurradas", explica o engenheiro agrônomo Luciano Cordoval de Barros, coordenador do projeto. "Constatamos esse benefício proporcionado pelas barraginhas pela primeira vez em 2008, após o relato de moradores de algumas comunidades. Dessa forma, resolvemos implantar a técnica também no município de Caetanópolis. E tem dado certo", conta, entusiasmado.

Os resultados têm sido animadores. "Percebemos que tínhamos nas mãos uma poderosa ferramenta para contornar os efeitos provocados pelas chuvas intensas. E hoje, depois de construirmos 22 barraginhas em uma área de 100 hectares, estamos felizes, já que constatamos que o problema foi totalmente resolvido", relata Cordoval. Até a época das chuvas no ano passado, esses moradores conviviam com o medo provocado pelo grande volume de lama que descia junto com as enxurradas. "A gente vivia em pânico. Muitas vezes tinha que acordar durante a noite com uma enxada para retirar a lama que insistia em entrar na casa", relata dona Maria Geralda Rodrigues de Souza, uma das moradoras do bairro Mangueiras.

Segundo Luciano Cordoval, o que foi feito em Cordisburgo e em Caetanópolis, também poderá ser levado para outras cidades. "É muita tristeza que a gente vê neste final de ano, com todos esses problemas de inundações, desabamentos e das pessoas perdendo as coisas. Se existir uma maneira de ajudar essas pessoas...", relata dona Maria Geralda. Ela ainda conta que todos os anos era a mesma coisa: vizinhos perdendo móveis, eletrodomésticos e as próprias casas com as chuvas. "Hoje, durmo tranquila, graças a Deus", finaliza.

De acordo com o coordenador municipal de Defesa Civil de Caetanópolis, Silênio Sales Barbosa, a construção das barragens foi a medida mais eficaz para contornar o problema. "Este ano já choveu muito e não registramos nenhuma ocorrência de desabamento ou inundação. Como medida preventiva, vamos construir mais cinco barragens para evitar os efeitos de chuvas mais fortes", relata. Outro benefício das barragens é o aumento do nível de água nos depósitos naturais, refletindo na preservação das nascentes.

A construção das barraginhas é financiada pela Petrobras, por meio do projeto "Desenvolvimento e Cidadania". Em Caetanópolis, a iniciativa foi resultado de uma parceria entre a Embrapa Milho e Sorgo, a Prefeitura Municipal e a Defesa Civil. Mais informações: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa, vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1272 ou nco@cnpms.embrapa.br .

Texto: Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)
Tel.: (31) 3027-1272
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267