Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Prêmio Frederico de Menezes Veiga abre indicações



31/1/2012 15:45:08



Já estão abertas as indicações (on line) para a 34ª edição do Prêmio Frederico de Menezes Veiga . Realizado em parceria com a revista Globo Rural, tem como tema "A agricultura na economia de baixa emissão de carbono". As indicações podem ser feitas por meio da página eletrônica do prêmio na internet no endereço http://www.premiofmv.com.br/

Pedro Arraes, Diretor-Presidente da Embrapa explica que a instituição pretende reconhecer os trabalhos científicos brasileiros que priorizem projetos que busquem sistemas de produção que deem prioridade ao uso de recursos naturais que resultem em alta produtividade das lavouras e das pastagens, com baixas emissões de gases de efeito estufa.

Arraes enfatiza que a escolha do tema é muito atual: o mundo está em busca de pesquisas que tragam soluções viáveis para a oferta de produção de alimentos à população mundial, preservando o meio ambiente.

"Apesar de ser um tema de futuro é muito atual porque as atenções do mundo estão voltadas para o nosso país, que será sede da Conferência Mundial para o meio ambiente, a Rio+20", que será realizado este ano", destaca. A aprovação final do Código Florestal é outro fato relevante para que o Brasil se destaque no compromisso de reduzir as emissões de carbono na atmosfera.

Quem pode concorrer:

Pesquisadores e professores que tenham realizado trabalhos científicos ou tecnológicos de reconhecido valor para o desenvolvimento sustentável, com foco no agronegócio, por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, em benefício dos diversos segmentos da sociedade brasileira no tema poderão concorrer ao prêmio.

Linhas temáticas:

Recuperação de pastagens degradadas – transformação de terras degradadas em áreas produtivas aumenta a produção de carnes e fibras, reduz a degradação ambiental. As vantagens desse sistema são o aumento de retenção de gás carbônico (CO2), redução dos custos ambientais, o aumento da biodiversidade e a redução da pobreza rural.

Sistema de integração lavoura-pecuária-floresta - alternar pastagem com agricultura e floresta em uma mesma área. Promove a recuperação de áreas de pastagens degradadas, produzindo na mesma propriedade grãos, fibras, carne, leite e agroenergia. As vantagens desse sistema são aumento da diversidade ambiental e aumento da produção de alimentos e energia e aumento de renda do produtor.

Prática de plantio direto na palha - dispensar o revolvimento do solo promove a proteção do solo, reduz o uso de água, aumenta a produtividade da lavoura, diminui despesas com maquinário e combustível e evita a erosão do solo. As vantagens desse sistema são a redução no uso de insumos químicos e o controle dos processos erosivos, uma vez que a infiltração da água se torna mais lenta pela permanente cobertura no solo.

Fixação biológica de nitrogênio em novas variedades de cultivares - desenvolvimento de microorganismos, especialmente bactérias para captar o nitrogênio existente no ar e transformá-lo em matéria orgânica para as culturas, permite a redução do custo de produção e melhora a fertilidade do solo. As vantagens desse sistema são redução de demanda por adubos minerais, aumento da eficiência energética na produção de alimentos, aumento da diversificação do plantio, melhora a competitividade e diminuição do impacto ambiental.

Plantio de florestas- Plantio de florestas comerciais, como eucalipto e pinus, produz energia e substitui o uso das madeiras nativas. As vantagens desse sistema são a preservação dos ecossistemas naturais, a redução da degradação ambiental e a renovação dos ecossistemas.

Tecnologias para o tratamento de dejetos animais – aproveitamento de dejetos de animais para a produção de energia (gás) e de composto orgânico reduz a poluição ambiental e é uma alternativa de adubo e fonte alimentar. A vantagem desse sistema é o aproveitamento integral da biomassa.

O Prêmio:

Serão premiados dois pesquisadores: um vinculado à Embrapa e outro de entidades privadas. No total, cada vencedor levará o prêmio de R$ 116.985,40 e um troféu. A cerimônia de entrega da premiação acontecerá no mês de abril, em Brasília (DF), durante os festejos de comemoração de aniversário da Embrapa.

Confira aqui o regulamento (www.premiofmv.com.br/regulamento) do 34º Prêmio Frederico de Menezes Veiga. As indicações serão recebidas até o dia 11 de março de 2012.

Texto: Sandra Zambudio (MTb 929/80)
Secretaria de Comunicação da Embrapa
Contatos: (61) 3448-4834
sandra.zambudio@embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267