Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Workshop apresenta diagnóstico de cultivo de OGMs na América Latina



Palestrantes debatem durante o painel 'A experiência com o milho transgênico na América Latina'
08/03/2012 11:17:45



Em um país onde aproximadamente 85% da área plantada com soja, 75% da área de milho e 28% da área de algodão são geneticamente modificados, a produção do Brasil, em conjunto com a Argentina, equivale à de transgênicos nos Estados Unidos, principal produtor mundial. Nesse contexto, a pesquisadora Deise Maria Capalbo, da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna-SP), coordenadora do projeto Lac-Biosafety no Brasil, destacou o papel de cada país da América Latina que ratificou o Protocolo de Cartagena durante a abertura do workshop "Milho Transgênico: Realidade & Perspectivas", que acontece até sexta-feira, 09, na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG).

O projeto Lac-Biosafety é uma iniciativa que visa fortalecer a capacidade técnica em biossegurança dos países participantes - Brasil, Colômbia, Costa Rica e Peru - tendo como referência as diretrizes que compõem o Protocolo de Cartagena. Segundo Deise Capalbo, a importância de se ratificar esse Protocolo é a transparência e o posicionamento perante a sociedade em todos os aspectos ligados à biossegurança. E, ao final da sua apresentação, ela levantou duas questões para debate: o intenso crescimento das culturas transgênicas e preocupações com o uso intensivo dessa tecnologia.

"A necessidade de se controlar pragas e a eficiência mostrada pelos transgênicos em casos difíceis podem explicar a crescente evolução do uso dessa tecnologia. Por outro lado, nós, pesquisadores, já estamos preocupados com hipóteses futuras, como a perda de resistência pelo uso não adequado dos organismos geneticamente modificados", disse. Representantes do projeto Lac-Biosafety de cada país componente mostraram as realidades locais durante o primeiro dia do workshop. Veja abaixo os principais pontos abordados.

Honduras

Único país da América Central que permite testes em campo com transgênicos.

México

Possui áreas para experimentação em campo. São mais de 400 mil hectares plantados com algodão, soja e milho transgênicos.

Argentina

Após 15 anos de cultivos transgênicos, o país possui 22,9 milhões de hectares com milho, soja e algodão GM. Segundo o pesquisador Guillermo Eyhérabide, do Inta (Instituto Nacional de Tecnologia Agorpecuária), a percepção por parte dos agricultores é a de que os OGMs são a única solução tecnológica no quesito competitividade. "Essa tecnologia está fortemente concentrada", ponderou.

Colômbia

A pesquisadora Elizabeth Aguilera, da Corpoica (Corporação Colombiana de Pesquisas Agropecuárias), apresentou um diagnóstico do país onde há dois sistemas de produção de milho; um tradicional, que ocupa 56% da área plantada, atingindo a produtividade de 1,6 toneladas por hectare, e um tecnificado, com 44% da área plantada, com uma produtividade que chega a 4,4 toneladas por hectare. "O milho GM representa entre 20% e 30% dos cultivos tecnificados", disse. "Os principais insetos-alvo do milho Bt são a Diatraea saccharalis, a Spodoptera spp. e a Helicoverpa zea.", completou.

Brasil

O chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Milho e Sorgo, Sidney Netto Parentoni, apresentou um diagnóstico do cultivo de milho transgênico no país, "que permeia toda a cadeia produtiva". Entre os principais pontos, Parentoni destacou que a técnica é segura para a alimentação, que não apresenta impactos ambientais negativos e que atende às necessidades do produtor. "Graças ao aumento da produtividade e ao uso da biotecnologia, o agronegócio brasileiro é hoje a base da economia e da própria sociedade", concluiu.

Mais informações: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa, vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1272 ou nco@cnpms.embrapa.br .

Texto: Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)
Tel.: (31) 3027-1272
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267