Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Mestrado em Ciências Agrárias terá início em Sete Lagoas



Moacir Pasqual (Capes), José Carlos Rufini, coordenador do mestrado, Helvécio Reis, reitor da UFSJ, Vera Alves, da Embrapa Milho e Sorgo, e Vânia Neves, da Epamig
21/03/2012 09:49:35



A UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei) realizou a abertura oficial do curso de mestrado em Ciências Agrárias nessa terça-feira, 20. O curso de pós-graduação, resultado de uma parceria estabelecida entre a universidade, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), obteve aprovação para funcionamento junto à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com o conceito 3.

"Nossos objetivos, a partir dessa conquista, é avançarmos nessa avaliação e, em breve, oferecermos cursos de doutorado", disse o coordenador do curso José Carlos Moraes Rufini, da UFSJ. Segundo o reitor da universidade, Helvécio Luiz Reis, a oferta de um curso de mestrado por uma universidade pública traz somente benefícios para Sete Lagoas e região. "A Universidade Federal de São João del-Rei é melhor hoje porque tem o Campus Sete Lagoas. E somos gratos à Embrapa e ao deputado federal Márcio Reinaldo por essa conquista".

De acordo com Helvécio, o reconhecimento do papel da universidade pública tem possibilitado novos investimentos e contratações de professores, se referindo ao processo de construção e ampliação do Campus Sete Lagoas. "Isso se reverte em benefícios para toda a região", destacou. A mesma opinião foi apresentada pelo diretor do Campus Sete Lagoas, Iran Dias Borges. "O mestrado em Ciências Agrárias aconteceu após um esforço muito grande, principalmente da Embrapa pela presteza em atender nossas expectativas, o que fortaleceu a proposta junto à Capes", destacou.

A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) e a Epamig são parceiras da universidade. Pesquisadores das duas instituições atuam como docentes nos programas de ensino e pesquisa. "Essa parceria é muito importante para o aumento da massa crítica e no processo de formação de um maior número de profissionais qualificados", defendeu Vera Maria Carvalho Alves, pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo. Ela representou a chefia da Empresa na solenidade.

Capes - O professor Moacir Pasqual, do Departamento de Agricultura da Ufla (Universidade Federal de Lavras) e coordenador da área de Ciências Agrárias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, reforçou que a parceria da UFSJ com a Embrapa foi preponderante para a aprovação do mestrado. Pasqual apresentou um diagnóstico da atuação da Capes no processo de avaliação dos cursos de pós-graduação no país e revelou oportunidades para os estudantes e pesquisadores, como o programa "Ciência sem Fronteiras".

Ao final, ele destacou a importância da publicação de artigos científicos em publicações reconhecidas pelo sistema Qualis Periódicos. Nesse contexto, a Revista PAB (Pesquisa Agropecuária Brasileira), editada pela Embrapa, ocupa a sétima posição na classificação "Fator de Impacto", escala desenvolvida pela Capes. "Por ser uma revista com o maior número de publicações de trabalhos de alunos de pós-graduação da área de Ciências Agrárias, é importantíssimo que essa escala suba continuamente", disse.

Mais informações: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa, vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1272 ou nco@cnpms.embrapa.br .

Texto: Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)
Tel.: (31) 3027-1272
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267