Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Evento mostrará atuação da Embrapa em alimentos biofortificados



Uma das culturas trabalhadas em Patrocínio é o milho
13/04/2012 10:56:07



No próximo sábado, 14 de abril, a Embrapa Milho e Sorgo participa em Patrocínio-MG de evento sobre milho, que acontece na escola agrotécnica da cidade. O evento, realizado em área plantada dentro da escola, terá um espaço destinado à Embrapa, que apresentará o Biofort (Projeto de Biofortificação de Alimentos) e mostrará os quatro produtos trabalhados, dentro deste projeto, na cidade: feijão, milho, batata-doce e mandioca. Além disso, o processo de beneficiamento do milho será mostrado, incluindo a debulha, a classificação de sementes e a embalagem.

O trabalho começou em 2011, quando, através de convênio entre a Embrapa e a Prefeitura Municipal de Patrocínio, foram realizados dias de campo sobre a implantação de unidades demonstrativas das quatro culturas e sobre biofortificação. “Toda a produção será distribuída para os CDCs (Conselhos de Desenvolvimento Comunitário), os quais repassam aos seus associados. Estes produtores plantam as sementes, as mudas e as manivas (caules dos pés de mandioca) e, depois, usam na sua própria alimentação, como também nas escolas, enriquecendo o cardápio alimentar”, explica o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Osmar Pereira Nunes Júnior.

Ele conta que, neste primeiro momento do projeto, estão sendo atendidas todas as comunidades rurais com distribuição de sementes de milho, feijão e, em menor quantidade, ramas de batata-doce: “a mandioca será distribuída no final do ano para plantio e, consequentemente, nesta época terá maior produção de manivas, permitindo assim atender um número maior de produtores”.

Além da Embrapa Milho e Sorgo e da prefeitura, através da secretaria municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o projeto tem como parceiros a Fundação Comunitária Educacional e Cultural de Patrocínio, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, através dos CDCs, a Escola Agrotécnica Sérgio de Freitas Pacheco e o escritório local da Emater-MG. Da Embrapa Milho e Sorgo, participam do evento de sábado Fredson Ferreira Chaves e Roberto de Jesus das Neves.

O Biofort – Coordenado pela Embrapa, o projeto é responsável pela biofortificação (processo de cruzamento de plantas da mesma espécie visando à geração de cultivares mais nutritivas, ou seja, é o melhoramento genético tradicional) de alimentos no Brasil e objetiva diminuir os níveis de desnutrição de parte da população e aumentar a segurança alimentar através de maiores teores de ferro, zinco e vitamina A nos produtos.

O projeto recebe apoio dos programas HarvestPlus e AgroSalud, consórcios de pesquisa que atuam na América Latina, na África e na Ásia com recursos financeiros da Fundação Bill e Melinda Gates, do Banco Mundial e de agências internacionais de desenvolvimento. No Brasil, participam mais de 150 pessoas de diferentes áreas de atuação de 11 estados brasileiros. Só da Embrapa, são 11 unidades que trabalham com alimentos que compõem a dieta básica da população, entre eles os quatro do projeto de Patrocínio.

Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3027-1223 / (31) 9974-3282

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267