Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa inicia diagnóstico de suas coleções de micro-organismos



Embrapa Milho e Sorgo é uma das Unidades participantes do projeto
31/05/2012 11:46:59



A Embrapa - Empresa Brasileira de pesquisa Agropecuária começa a desenvolver, em 2012, um projeto inovador que será determinante para garantir a qualidade das coleções de micro-organismos mantidas pela Empresa e torná-las aptas a atender às exigências do mercado nacional e internacional. O projeto, intitulado "Modelo Corporativo de Gestão para as Coleções de Micro-organismos da Embrapa - GESTCOL", é liderado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Embrapa, e tem duração de três anos.

Os objetivos são grandiosos, como explica a líder do Projeto e pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Clarissa Silva Pires de Castro. Além de realizar o diagnóstico de 17 coleções de micro-organismos da Embrapa, visa também adequá-las às normas de qualidade internacionais: ABNT ISO GUIA 34, ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 e OECD Best Practice Guidelines for Biological Resource Centres.

O cumprimento dessas normas é fundamental para que as coleções alcancem níveis de excelência e atendam a normas nacionais e internacionais, regulamentações de biossegurança, acessibilidade e harmonização dos procedimentos e processos.

O Projeto será desenvolvido em rede e conta com a participação de 17 Unidades da Embrapa - Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF); Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG); Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS); Suínos e Aves (Concórdia, SC); Soja (Londrina, PR); Gado de Leite (Juiz de Fora, MG); Hortaliças (Brasília, DF); Cerrados (Brasília, DF); Meio Ambiente (Jaguariúna, SP); Agroenergia (Brasília, DF); Arroz e Feijão (Goiânia, GO); Agropecuária Oeste (Dourados, MS); Agrobiologia (Seropédica, RJ); Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ); Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE); Caprinos (Sobral, CE) e Clima Temperado (Pelotas, RS) - além de instituições parceiras no Brasil e no exterior.

Como parceiros no Brasil, a Embrapa atuará junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e ao Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) para avaliar e desenvolver o modelo de acreditação (adequação às normas técnicas) das coleções microbianas no Brasil.

Metodologia utilizada é a de Benchmarking

A metodologia utilizada no GESTCOL será a de Benchmarking, baseada na busca constante das melhores práticas que conduzem ao desempenho superior.

Essa metodologia positiva e proativa se baseia na comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas e, por isso, o Projeto prevê visitas a coleções de micro-organismos. No Brasil, serão visitadas as coleções da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), consideradas modelos nas áreas de saúde e meio ambiente, respectivamente.

No exterior, serão visitadas as coleções do Instituto DSMZ de Leibniz, na Alemanha; BCCM (Belgian Co-ordinated Collections of Micro-organism) na Bélgica; CBS (Centraalbureau voor Schimmelcultures Baar), em Delft, Holanda; e o Instituto Pasteur, na França.

Coleções microbianas têm diversas aplicações na pesquisa agropecuária e na indústria

A Embrapa investe na formação de coleções de micro-organismos (fungos, bactérias e vírus) desde a sua criação em 1973. Hoje, essas coleções estão distribuídas por todo o Território Nacional em diversas unidades de pesquisa da Empresa e preservam micro-organismos de funcionalidades diversas, incluindo espécies relacionadas ao controle biológico de pragas, fertilidade do solo, de interesse industrial e causadores de doenças em animais e vegetais, entre outras.

A organização e a estruturação das coleções microbianas sem um padrão de gestão pode levar a perda de muitos micro-organismos, tornando-os inviáveis para utilização em prol da agricultura e da indústria. Além disso, o atendimento às normas de qualidade nacionais e internacionais é fundamental para que a Embrapa possa realizar intercâmbio com instituições públicas e privadas.

Por isso, é fundamental realizar um diagnóstico de como as coleções de micro-organismos da Embrapa se encontram hoje em relação às normas utilizadas pelo INMETRO e órgãos internacionais para atestar a competência técnica dos laboratórios detentores de coleções microbianas. "Esse diagnóstico será feito com base em visitas às 17 coleções da Embrapa no período de abril de 2012 a outubro de 2013. O objetivo principal é avaliar o nível de adequação das coleções microbianas com relação às normas ABNT ISO GUIA 34, ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 e OECD Best Practice Guidelines for Biological Resource Centres", explica a líder do Projeto.

As duas primeiras coleções visitadas foram as da Embrapa Milho e Sorgo e da Embrapa Uva e Vinho, nos meses de abril e maio de 2012. As equipes responsáveis pelas avaliações estão trabalhando na elaboração dos relatórios.

"A coleta de dados é o primeiro passo. Depois, trabalharemos na definição, implementação e monitoramento do modelo corporativo de gestão para as coleções de micro-organismos da Embrapa, que é o objetivo final do GESTCOL", complementa Clarissa.

Centros de recursos biológicos, coleções institucionais e coleções de trabalho

As coleções microbianas são classificadas em três grupos distintos dentro do GESTCOL: os Centros de Recursos Biológicos (CRB), institucionais e de trabalho.

Os CRBs têm como função principal: preservar e fornecer recursos biológicos (com qualidade assegurada) para P&D e aplicações nos setores científicos, industriais, de agronegócios, ambiente e saúde; desenvolver P&D sobre os recursos biológicos mantidos e conservar a biodiversidade. Mas, para se tornar um CRB, a coleção tem que atender às normas de acreditação do INMETRO e dos demais órgãos. As coleções institucionais são aquelas que atendem a várias pesquisas e instituições e a requisitos mínimos. Essas coleções atuam como fiéis depositárias e possuem curadores responsáveis, podendo executar atividades práticas de coleta de amostras, isolamento, identificação, caracterização, prospecção, armazenamento e documentação.

As coleções de trabalho são aquelas que atendem a um ou a mais projetos de pesquisa e a requisitos mínimos. Geralmente, estão vinculadas a projetos específicos e a uma ou mais coleções institucionais e possuem pesquisadores responsáveis, podendo executar atividades práticas de coleta de amostras, isolamento, identificação, caracterização, prospecção, armazenamento e documentação.

O Brasil está empenhado em implementar uma rede de CRBs, sendo o da saúde na Fiocruz, o de meio ambiente na Unicamp e o de agronegócios na Embrapa.

Segundo a pesquisadora, a Embrapa conta hoje com quatro candidatos a CRBs nas seguintes Unidades: Recursos Genéticos e Biotecnologia; Soja; Agrobiologia e Meio Ambiente.

Manual de organização para as coleções

Além do modelo corporativo de gestão, o GESTCOL vai resultar na produção de: um manual de organização para as coleções de micro-organismos da Embrapa; um banco de competências no tema de gestão de coleções de micro-organismos; 80 procedimentos harmonizados (técnicos, de equipamentos e gerenciais); 80 registros harmonizados (equipamentos, pessoal, condições ambientais, experimentos, de qualidade) e quatro planos de negócios para CRBs. "Assim, as coleções de micro-organismos da Embrapa terão processos harmonizados e estarão estruturadas de acordo com as exigências nacionais e internacionais, incluindo os aspectos da legislação, que englobam as atividades de coleta e acesso ao patrimônio genético", constata Clarissa.

É também meta do Projeto promover a capacitação dos recursos humanos envolvidos com as coleções nas normas de gestão de coleções e no sistema de informação de micro-organismos.

Fernanda Diniz
Jornalista
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Fones: (61) 3448-4769 e 3340-3672
E-mail: fernanda.diniz@embrapa.br

Informações na Embrapa Milho e Sorgo:
Jornalistas Clenio Araujo, Guilherme Viana e Marina Torres
Tel.: (31) 3027-1272
E-mail: nco@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267