Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Conheça como será a participação da Embrapa na Rio +20



Hotsite Agrosustentável, iniciativa da Embrapa para divulgar tecnologias sustentáveis. Disponível em www.agrosustentavel.com.br
11/06/2012 11:08:43



Mostrar que a agropecuária pode ser sustentável. Esse é o recado que a Embrapa está dando com a campanha Agro Sustentável (www.agrosustentável.com.br) e também será a tônica da participação da Empresa durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio + 20, de 13 a 22 de junho.

O evento reunirá delegações de mais de 190 países, além de representantes da sociedade civil internacional, para discutir o futuro do desenvolvimento sustentável do planeta nos próximos 20 anos.

O setor agropecuário terá espaço importante nessas discussões. “A agricultura é um componente absolutamente crítico no presente e o será no futuro. Não dá para pensar num futuro com economia verde sem o envolvimento direto do componente agropecuário, especialmente nos países em desenvolvimento”, afirma Maurício Lopes, diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa.

Com uma programação intensa, que inclui a participação em debates, palestras e exposições, a Embrapa, juntamente com diversos parceiros, pretende mostrar a contribuição da pesquisa agropecuária em temas como sequestro de carbono, produção de alimentos e preservação de áreas naturais. Esses são assuntos que já têm sido debatidos desde o aniversário da Empresa, no dia 26 de abril, com o lançamento da campanha Agro Sustentável.

Apesar de não ter um estande no evento, a Empresa estará presente no Pavilhão Brasil, instalado no Parque dos Atletas, que será dedicado a exposições governamentais e intergovernamentais; no Riocentro, onde serão realizadas as sessões plenárias e negociações oficiais da Conferência, e no Píer Mauá, onde serão feitas as apresentações sobre inovação, tecnologias sustentáveis e programas de sustentabilidade.

No Pavilhão Brasil, serão apresentados programas e projetos do Executivo Federal para a promoção do desenvolvimento sustentável. Na parte visual, um dos destaques da Embrapa nesse espaço será um imenso painel montado com imagens do algodão colorido desenvolvido pela Empresa.

No dia 12, o diretor Maurício Lopes irá proferir uma palestra, no Auditório do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o tema “Desafios para o Futuro da Produção Sustentável de Alimentos”.

No dia 13, a Embrapa participa da abertura do Pavilhão Brasil, no Parque dos Atletas; da abertura da Arena Socioambiental, no Aterro do Flamengo; das aberturas do Espaço Agrobrasil e do Espaço Finep, no Píer Mauá; e da III Reunião do Comitê Preparatório da Rio+20, no Riocentro.

No espaço da FINEP, serão apresentados o Projeto Pinhão-Manso, que realiza estudos de viabilidade e sustentabilidade na cadeia produtiva do pinhão-manso na produção de biodiesel, e o Plano de recuperação de pastagens degradadas para o Cerrado. Já o espaço Agrobrasil, vai abrigar o Projeto Biomas e a apresentação “Evolução da Agricultura Brasileira”, que mostra os avanços do setor nas últimas décadas.

No dia 14, durante a abertura da Exposição Solo Brasileiro – Terra Brasileira, da fotógrafa Cristina Oldenburg, no Forte de Copacabana, a Empresa irá promover o Painel Pesquisa de Solos.

No dia 15, estão previstas palestras da pesquisadora Marília Nutti,sobre “Alimentos Biofortificados”, no Pier Mauá, além da participação do pesquisador Luiz Adriano Cordeiro, no painel sobre o “Plano ABC – Agricultura de Baixa Emissão de Carbono”, no Riocentro. E, no dia 18, o pesquisador Marcus Vinício Neves de Oliveira vai falar ao público do Parque dos Atletas sobre o “Manejo Florestal no século XXI”

Unidades do RJ

Além da participação nos locais da Conferência, a Embrapa promoverá palestras, reuniões, debates, lançamentos e visitas em suas Unidades localizadas no Rio de Janeiro: Embrapa Solos e Embrapa Agrobiologia. No dia 17, por exemplo, haverá uma extensa programação na Sede da Embrapa Solos, localizada no Jardim Botânico, com a abertura da Exposição Agropecuária e Sustentabilidade, lançamento de publicações, debate sobre educação ambiental e a Reunião do Grupo de Biodiversidade do Solo. Estarão presentes o diretor-presidente Pedro Arraes e do diretor de P&D Maurício Lopes.

Arraes e Lopes também participam, no dia 18, do Dia da Agricultura e Desenvolvimento Rural, no Centro de Convenções Sulamérica. No mesmo local, o diretor-presidente fará uma palestra sobre Pesquisa e Desenvolvimento durante o evento CGIAR sobre Segurança Alimentar e Sustentabilidade. Já no auditório da Embrapa Solos, a palestra da chefe-geral da Unidade, Lourdes Mendonça, com o tema “O Papel do Solo na Sustentabilidade do Planeta”.

Ainda no dia 18, será realizada uma visita à Fazenda Agroecológica da Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ). No dia seguinte, será a vez de blogueiros e jornalistas brasileiros e estrangeiros visitarem a Fazenda Agroecológica. A Empresa participa ainda, no dia 20, do Dia do Solo, no Riocentro; do Dia da APP Mundial e da Reunião da Comissão de Agricultura do Senado, no Píer Mauá (com a presença do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro); e do Dia do Acre, no Jardim Botânico.

No dia 21, os diretores de P&D e Transferência de Tecnologia da Embrapa, Maurício Lopes e Waldyr Stumpf Junior, irão proferir palestras no auditório da Embrapa Solos sobre os temas Agricultura Sustentável no contexto da economia verde e Intercâmbio de Conhecimentos e Transferência de Tecnologias da Embrapa em Programas Sociais e Ambientais.

A Empresa participa ainda do Painel sobre o Plano ABC – Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, da palestra Agricultura Sustentável no contexto da economia verde e da Reunião do Tratado Internacional sobre Recursos Genéticos para a Alimentação e Agricultura da FAO, na Embrapa Solos. E, no dia 22, do Painel Agroenergia, também na Embrapa Solos.

Texto: Eduardo Rodrigues e Marcos Esteves

Informações na Embrapa Milho e Sorgo:
Núcleo de Comunicação Organizacional
Tels.: (31) 3027-1272 / 3027-1223 / 3027-1905
E-mail: nco@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267