Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Fórum para discute políticas para a agricultura brasileira



Mendes Ribeiro Filho destacou importância do evento para construção de políticas para o setor
31/7/2012 13:25:26



O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, abriu o Fórum de Debates de Política Agrícola que discutiu a situação atual e as perspectivas para a agricultura brasileira. O evento reuniu técnicos do ministério, da Embrapa e da Conab, empresas vinculadas, nesta segunda-feira, 30 de julho, em Brasília. Mendes Ribeiro Filho destacou a importância do Fórum para a construção de políticas para o setor. “Estamos iniciando um trabalho que permitirá um debate mais profundo sobre o setor, de acordo com a necessidade”, disse.

O palestrante, consultor e analista de mercado André Pessoa, falou sobre as expectativas e o comportamento do mercado, especialmente com relação à produção de milho e soja. Ele fez um breve relato do comportamento do mercado americano em relação às duas culturas e os reflexos para a economia mundial e brasileira, especificamente. Durante a exposição, Pessoa chamou atenção para a forte seca que castiga os Estados Unidos, uma das piores desde 1956, e dos reflexos disso, especialmente nos preços do milho. A produção estimada do produto de 376 milhões de toneladas para essa safra foi rebaixada para 300 milhões de toneladas, podendo cair ainda mais, segundo ele.

O impacto disso no mercado brasileiro será a compra de milho pelos americanos. Com os preços elevados, o mercado se torna atraente para os produtores, pelo menos neste cenário e não está afastada a possibilidade de o Brasil se tornar grande exportador do produto, junto com a soja. “Mesmo com as exportações em alta, não teremos problema de abastecimento de milho à vista. Nosso país vive uma situação privilegiada pela elevada estocagem que dispõe do produto”, ressaltou. Na avaliação do consultor, os preços serão os vilões do mercado mundial e o Brasil terá de trabalhar estratégias de gestão para escoar os estoques, concentrados na maioria no Centro-Oeste, para as demais regiões do País, especialmente o Sul, a preços competitivos.

A situação da soja também é promissora com estimativas positivas de produção de 66,37 milhões de toneladas (t) na atual safra. No longo prazo, os prognósticos também são bons com projeções de produção de 120 milhões de toneladas em 2021/22 para a soja e 100 milhões de t para o milho. Para chegar a esses patamares, no entanto, Pessoa chamou atenção para a necessidade de trabalho conjunto entre governo e iniciativa privada. “Precisaremos trabalhar muito para chegar nesses níveis. O conjunto do agronegócio terá um grande desafio pela frente”, disse.

O Fórum foi uma iniciativa da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do ministério e até o final deste ano ocorrerão outros dois encontros, em setembro e novembro. Segundo o secretário da SPA, Caio Rocha, são voltados à área técnica que é quem constrói as políticas agrícolas brasileiras.

Texto: Mônica Bidese
Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Contatos: (61) 3218-3088
monica.bidese@agricultura.gov.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267