Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa e Cimmyt atuarão em parceria no desenvolvimento de cultivares de milho



Ao fundo, diretor do Programa Mundial de Pesquisa em Milho do Cimmyt, pesquisador Boddupalli M. Prasanna
06/09/2012 09:03:28



Novas possibilidades de cooperação entre a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) e o Cimmyt (International Maize and Wheat Improvement Center) foram discutidas na última sexta-feira, 31, com o objetivo de atuação conjunta em áreas de estresses abióticos e bióticos na cultura do milho. Segundo o chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Milho e Sorgo, Sidney Netto Parentoni, as duas instituições de pesquisa poderão somar esforços nas áreas de seleção para tolerância à seca, tolerância à toxidez de alumínio e na busca por maior eficiência no uso de nitrogênio e de fósforo. Outra vertente da parceria, segundo Parentoni, podem ser estudos na área de resistência a doenças em milho.

"Essa visita dos diretores do Cimmyt à Embrapa Milho e Sorgo deverá abrir caminho para reforçar a colaboração entre as duas instituições, em áreas de interesse mútuo", reforçou Sidney. O Cimmyt é uma instituição internacional, sem fins lucrativos, com sede na Cidade do México. Sua missão é aumentar, de forma sustentável, a produtividade de milho e trigo para garantir a segurança alimentar global por meio de parcerias com organizações públicas de pesquisa e extensão, empresas privadas, ONGs e associações de agricultores de países em todo o mundo.

Segundo o diretor do Programa Mundial de Pesquisa em Milho da instituição, o pesquisador Boddupalli M. Prasanna, a conjuntura mundial exige novos e urgentes pontos focais na agenda de produção do cereal. "Fatores como os preços em elevação dos alimentos e dos insumos à base de energia fóssil (a exemplo de fertilizantes e defensivos), alterações climáticas, como a escassez de água na China e na Índia e enchentes severas na Ásia, além da mudança na incidência de estresses bióticos e abióticos são elementos-chaves para o direcionamento de novas plataformas de pesquisa", disse.

Para Prasanna, uma oportunidade concreta de atuação entre o Cimmyt e a Embrapa seria o compartilhamento de metodologias de screening (seleção ou triagem de genes) e a avaliação conjunta de genótipos para esses estresses. Segundo o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Antônio Álvaro Corsetti Purcino, os desafios internacionais para os programas de melhoramento elencados pelo diretor do Cimmyt são fundamentais na agenda dos programas públicos e privados ligados à cultura do milho. "Além deles, devemos atuar de forma intensa em áreas estratégicas, como a bioinformática", disse. Participaram também da reunião de pesquisa o coordenador do Programa de Milho do Cimmyt para a América Latina, Felix San Vincente, além de diversos pesquisadores e analistas da equipe da Embrapa Milho e Sorgo.

Mais informações: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa, vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1905 ou nco@cnpms.embrapa.br .

Texto: Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)
Tel.: (31) 3027-1905
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267