Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Cultura do milho no Pará é discutida na Embrapa



Potenciais e dificuldades foram debatidos
30/11/2012 08:32:43



A realidade e as perspectivas do milho para o estado do Pará. Este é um dos focos da visita de pesquisadores e analistas da Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA) à Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). Além de mostrarem como está a cultura naquele estado, eles estão discutindo sobre diferentes tecnologias, como o paiol Balaio de Milho e o controle biológico de pragas. Uma visita a três propriedades de agricultores familiares de Maravilhas-MG que trabalham com iLPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) também faz parte do roteiro.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental Francisco Ronaldo Sarmanho de Souza, da área de fitotecnia, “o Pará, com as áreas novas de produção, é autossuficiente em milho”. Ele apresentou um panorama da cultura no estado, com as potencialidades e as dificuldades à maior expansão. Segundo Ronaldo, cidades como Paragominas, Marabá, Redenção, Itaituba e Santarém têm despontado como polos emergentes, destacando-se na agricultura.

Outro ponto levantado foi a queda, recentemente confirmada, do desmatamento no Pará, o que revela maior conscientização dos produtores rurais. As médias de produtividade apresentadas pelo pesquisador são muito boas; no caso de híbridos simples, por exemplo, chegam a mais de 120 sacas (ou 7.200 kg) por hectare. Além disso, ainda de acordo com Ronaldo, o plantio direto é uma realidade na região, mesmo que possa ser melhor trabalhado.

Sobre perspectivas, o pesquisador lembra que há, no estado de Pará, cerca de seis milhões de hectares de áreas degradadas que podem ser recuperadas. Parte dessa área pode ser usada para o plantio de milho. Em termos da Amazônia como um todo, esse número sobe para 20 milhões. A integração lavoura-pecuária-floresta apresenta, na região, potencial de cultivo consorciado e rotacionado de culturas.

Ronaldo ainda comentou sobre a continuidade do programa de melhoramento genético de milho para o Pará, com lançamentos e recomendações de cultivares, incluindo tradicionais e transgênicas. Mas, claro, nem tudo são boas notícias. A questão da infraestrutura de transporte foi colocada por Ronaldo como grande limitante à maior expansão da agricultura no Pará. O armazenamento, muitas vezes inadequado, é outro ponto que precisa ser melhorado. E, sobre transgênicos, também no estado existe uma cobrança em relação à participação efetiva da Embrapa neste segmento.

O chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Milho e Sorgo, Sidney Netto Parentoni, sugeriu que as duas unidades da empresa avancem na discussão em relação à cultura do milho, passando do foco em sementes ou cultivares para o sistema de produção. O pesquisador José Carlos Cruz, da área de fitotecnia da Embrapa Milho e Sorgo, entende que a questão de cultivares adaptadas à região não é um problema, já que há híbridos e variedades que produzem bem na região.

Além de Ronaldo, os visitantes da Embrapa Amazônia Oriental são Michell Olívio Xavier da Costa, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, Arystides Resende Silva, Marivaldo Rodrigues Figueiro, Roni de Azevedo e João Paulo Castanheira Lima Both. Eles estão sendo acompanhados por Marco Aurélio Noce, da transferência de tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo. A vista termina nesta sexta-feira, 30 de novembro.

Mais informações: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa, vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1223 ou nco@cnpms.embrapa.br .

Texto: Clenio Araujo (MG 06279 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)
Tel.: (31) 3027-1223
Cel.: (31) 9974-3282
E-mail: clenio@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267