Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Pesquisador treina técnicos em trabalho sobre agrotóxicos



O atrazine é um dos agrotóxicos mais utilizados em todo o mundo
06/12/2012 09:24:21



Entre os dias 3 e 13 de dezembro, estão sendo treinados técnicos do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) para que apliquem um questionário sobre o uso de agrotóxicos em propriedades rurais do estado. A atividade está a cargo do pesquisador Décio Karam, da Embrapa Milho e Sorgo, e faz parte de projeto que pretende conhecer melhor e racionalizar a utilização desse tipo de produto.

Após ser treinado, cada técnico do IMA aplicará o questionário em dez propriedades rurais de sua região. "Este questionário tem a finalidade de conhecer o que o produtor está usando de agrotóxicos, bem como conhecer um pouco sobre as características do sistema de produção adotado pelos produtores. Com estes resultados, será aplicada a metodologia desenvolvida na Embrapa Milho e Sorgo sobre a classificação da propriedade rural quanto ao potencial do uso de agrotóxicos", explica Décio.

A Embrapa Milho e Sorgo desenvolveu e está validando, em parceria com a Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais), o IMA, a Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e a Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), metodologia que visa a avaliar o potencial de risco da utilização de agrotóxicos em propriedades rurais.

O IPR (Índice do Potencial de Risco do Uso de Agrotóxico na Propriedade Rural) classifica a propriedade rural por meio de um índice que pondera os principais aspectos ligados à dinâmica dos agrotóxicos, tanto no âmbito ecotoxicológico como no ambiental. Para isso, leva em conta aspectos legais, técnicos e práticos. Tecnicamente, o índice é a razão, dividida por 3, entre a soma dos índices PRCA (Ponderado da Classificação Ambiental dos Produtos), PRCT (Ponderado da Classificação Toxicológica dos Produtos) e PRQP (Ponderado da Dose, em gramas por hectare, dos Produtos).

A publicação "Índice do potencial de risco do uso de agrotóxico na propriedade rural" detalha o assunto e está disponível para acesso e download gratuito em http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/921139/1/doc132.pdf.

Para Décio, é importante a conscientização do produtor quanto ao uso de agrotóxicos. "Com isso, há uma melhora na questão ambiental, social e até mesmo econômica do produtor, tornando a propriedade mais caracterizada como um sistema sustentável de produção agrícola. Este poderá ser um processo transitório entre a agricultura com uso intensivo de agrotóxicos para uma produção de uso consciente e seguindo os preceitos da Produção Integrada", finaliza.

Roteiro e estatísticas - A viagem começou em 3 de dezembro pelas cidades de Oliveira e Varginha; no dia 4, foi a vez de Pouso Alegre e Passos; em 5 de dezembro, Uberaba; no dia 6, está marcada visita a Patos de Minas; no dia seguinte, 7, a Unaí; já Viçosa e Juiz de Fora serão visitadas em 10 de dezembro; no dia 11, é a vez de Governador Valadares; Guanhães receberá a visita em 12 de dezembro; e, finalizando, Janaúba será visitada em 13 de dezembro. Em todas estas cidades, Décio treinará o técnico local do IMA.

Em 2008, o Brasil assumiu a liderança mundial no uso de agroquímicos, comercializando 673 milhões de toneladas de ingredientes ativos. Este comércio movimentou U$ 7,1 bilhões, mais que o dobro do movimento de 2003. Minas Gerais alcançou a sexta posição, entre os estados brasileiros, no uso de agrotóxicos em 2009 e o herbicida atrazine foi o mais utilizado. Em ordem de comercialização de agrotóxicos e produtos afins neste mesmo ano, estão nas cinco primeiras colocações, respectivamente, Mato Grosso, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás. De forma não coincidente, estados com expressiva produção agrícola.

Mais informações: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa, vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1223 ou nco@cnpms.embrapa.br

Texto: Clenio Araujo (MG 06279 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)
Tel.: (31) 3027-1223
Cel.: (31) 9974-3282
E-mail: clenio@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267