Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Show Rural Coopavel 2013: Embrapa mostra tecnologias para diversos públicos



Cultivares de milho, sorgo, soja, feijão e forrageiras serão apresentadas na Vitrine de Tecnologias
01/02/2013 08:12:41



A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participa do Show Rural Coopavel 2013 que acontece de 04 a 08 de fevereiro em Cascavel-PR. No total, serão 19 Unidades da Empresa participando do evento na Casa da Embrapa, Vitrine de Tecnologias e Unidade Didática Agroecológica.

Na Casa da Embrapa, além da apresentação de tecnologias e da comercialização de publicações, haverá um "lounge interativo". Nesse espaço, será divulgada a campanha Agrosustentável (/www.facebook.com/agrosustentavel) e o programa Dia de Campo na TV, além da criação de um ambiente aconchegante para o público visitante. Outra novidade é o painel eletrônico para promover as tecnologias que estão sendo demonstradas no evento.

Na Vitrine de Tecnologias serão demonstradas cultivares de soja, milho, sorgo, feijão e forrageiras. A Empresa irá trabalhar com a "Estação do Conhecimento", uma tenda localizada na Vitrine da Embrapa que contará com apresentações rápidas e práticas sobre diversos temas. Serão 49 mini-palestras, abordando 18 temas. A Embrapa também participa da Unidade Didática Agroecológica, uma área dedicada a expor tecnologias que procura demonstrar o modelo de propriedade diversificada, em conjunto com parceiros.

Abaixo, veja as tecnologias que serão expostas pela Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa localizada em Sete Lagoas, região Central de Minas Gerais.

Projeto "Produção de sementes de milho em comunidades rurais"

Para muitos agricultores familiares, a aquisição de sementes onera bastante o custo final da produção. Alguns optam pelo uso do chamado milho de paiol como semente para a lavoura e obtêm baixa produtividade, dificilmente atingindo 2.000 kg/ha. Como alternativa a esses problemas, a Embrapa Milho e Sorgo desenvolve o projeto "Produção de sementes em comunidade rurais".

O objetivo é multiplicar sementes de variedades de milho melhoradas pela Embrapa, que apresentam um alto potencial produtivo e podem ser utilizadas na safra seguinte. O engenheiro agrônomo Diego de Oliveira, responsável pelo projeto, explica que a multiplicação de variedades melhoradas pela Embrapa e a utilização dessa produção como semente para a safra seguinte permitem ao agricultor, além de reduzir o custo de produção, alcançar maior produtividade, que pode chegar a 6.000 kg/ha. Além disso, o excedente pode ser vendido a vizinhos a preços abaixo dos comumente praticados pelo mercado.

Nesse contexto, a variedade BRS 4103 é uma das cultivares utilizadas nesse projeto. Foi desenvolvida preferencialmente para a agricultura familiar e apresenta grãos predominantemente do tipo semiduro, com cor amarelo-laranja, ciclo precoce e baixa altura de planta e espiga, bom potencial de produção, baixa porcentagem de plantas acamadas e quebradas e espigas bem empalhadas e sadias. É recomendada para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste e Paraná (norte, noroeste e oeste do Estado).

SORGO DE CORTE E PASTEJO

Resultado do cruzamento do sorgo Sudão com o sorgo Bicolor, o chamado sorgo de corte e pastejo é uma planta de rápido crescimento, resistente à seca, que apresenta grande rusticidade e pouca exigência quanto à qualidade do solo, além da facilidade de manejo para corte ou pastejo direto, excelente valor nutritivo e alta produção de forragem.

Por essas características, pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo recomendam seu uso como opção nutritiva e de baixo custo para o fornecimento de forragem fresca para os bovinos. Segundo o pesquisador José Avelino Rodrigues, nas fazendas brasileiras de produção de leite e carne, a oferta de alimentos volumosos de boa qualidade é sazonal, tornando a produção instável. Além disso, é comum produtores adotarem um único sistema de produção de volumoso, que nem sempre é o mais adequado para sua propriedade e, algumas vezes, não apresenta uma relação custo/benefício adequada.

"Assim, o que hoje se preconiza na alimentação de gado leiteiro ou de corte, no Brasil, é o aproveitamento racional de mais de um recurso disponível na propriedade, cada um no seu tempo certo, com o objetivo de maximizar seu uso e manter a estabilidade da produção de forragem, de leite e da carne", explica José Avelino. "Busca-se alongar o período de pasto ou de oferta de forragem fresca de alto valor nutritivo na propriedade, com a consequente redução do tempo de utilização dos recursos forrageiros disponíveis, tais como a silagem, cana triturada ou feno", completa.

O uso do sorgo de corte de pastejo garante a estabilidade de produção de leite e de carne a um custo mais reduzido quando comparado à silagem e ao feno, já que o animal é tratado no pasto.

SORGO PARA SILAGEM - A Embrapa apresenta também no Show Rural o BRS 655, híbrido simples de sorgo forrageiro lançado em 2008 que permite uma silagem de alta qualidade. Ele tem estabilidade de produção, alta resistência à estiagem, baixo custo de produção e elevado potencial de produção de massa verde (média de 50 t/ha). O sorgo BRS 655 da Embrapa é indicado para plantio no período chuvoso (de outubro a dezembro) nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, além do estado do Tocantins.

Outra característica muito importante do BRS 655 é a resistência ao acamamento, o que confere altas produtividades de massa com um custo de produção significativamente reduzido. O BRS 655 é adaptado para produção de forragem em diversos sistemas de produção, apresentando porte alto (em torno de 2,5m), ciclo de 90 a 100 dias (ponto de grãos leitosos/pastosos ideal para ensilagem), possui colmo secos com excelente padrão fermentativo, alta porcentagem de grãos na massa (30% a 40% de matéria seca), conferindo silagem de alta digestibilidade (cerca de 60% DIVMS) e alto teor protéico (média de 8% de proteína bruta).

Mais informações: Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1905 ou cnpms.nco.geral@embrapa.br .

Texto: Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP) e Marina Torres (MTb / MG 08577 JP)
Jornalistas / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)
Tels.: (31) 3027-1905 e (31) 3027-1223

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267