Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Expodireto Cotrijal: Embrapa mostra produção de sementes de milho e cultivares de sorgo



Produção de sementes de milho variedade será uma das tecnologias apresentadas
27/02/2013 10:11:41



A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) estará presente em uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro - a Expodireto Cotrijal - cujo volume de negócios dos expositores ultrapassou o montante de R$ 1,1 bilhão em 2012. A edição de 2013, que será realizada de 4 a 8 de março em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, terá como tema destaque a logística no crescimento da produção agrícola brasileira.

Da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), serão apresentadas quatro tecnologias: a produção de sementes de milho variedade; a cultura do sorgo para silagem; e o sorgo como opção para corte e pastejo e para a produção de grãos, principalmente na safrinha. Abaixo, veja o detalhamento dessas tecnologias.

Produção de sementes de milho em comunidades rurais

A Embrapa Milho e Sorgo desenvolve o projeto "Produção de sementes em comunidade rurais" com objetivo de multiplicar sementes de variedades de milho melhoradas pela Embrapa, que apresentam um alto potencial produtivo e podem ser utilizadas na safra seguinte. O engenheiro agrônomo Diego de Oliveira, responsável pelo projeto, explica que a multiplicação de variedades melhoradas pela Embrapa e a utilização dessa produção como semente para a safra seguinte permitem ao agricultor, além de reduzir o custo de produção, alcançar maior produtividade.

Nesse contexto, a variedade BRS 4103 é uma das cultivares utilizadas nesse projeto. Foi desenvolvida preferencialmente para a agricultura familiar e apresenta grãos predominantemente do tipo semiduro, com cor amarelo-laranja, ciclo precoce e baixa altura de planta e espiga, bom potencial de produção, baixa porcentagem de plantas acamadas e quebradas e espigas bem empalhadas e sadias. É recomendada para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste e Paraná (norte, noroeste e oeste do Estado).

Outra cultivar que será apresentada é a BRS Missões, adaptada às condições de clima temperado do Sul do Brasil, e possui grão do tipo dentado, de cor amarela, foi desenvolvida com a principal finalidade de produção de grãos. A BRS Missões apresenta resistência moderada à ferrugem comum (Puccinia sorghi), ferrugem polysora (Puccinia polysora), mancha por exserohilum (Exserohilum turcicum) e pinta-branca (Phaeospheria maydis).

SORGO DE CORTE E PASTEJO

O sorgo de corte e pastejo é uma planta de rápido crescimento, resistente à seca, que apresenta grande rusticidade e pouca exigência quanto à qualidade do solo, além da facilidade de manejo para corte ou pastejo direto, excelente valor nutritivo e alta produção de forragem.

Durante a feira, será apresentada a cultivar BRS 802, uma alternativa para sistemas de produção de forragem à disposição de pecuaristas tecnificados. Seu uso preferencial como forrageira é para corte verde e pastejo direto. Apresenta alto potencial de produção de matéria seca em cortes ou rebrotas sucessivas, podendo alcançar produtividades superiores a 20 toneladas de matéria seca ou 100 toneladas de matéria verde por hectare.

SORGO PARA SILAGEM - A Embrapa apresenta também na Expodireto Cotrijal o BRS 655, híbrido simples de sorgo forrageiro lançado em 2008 que permite uma silagem de alta qualidade. Ele tem estabilidade de produção, alta resistência à estiagem, baixo custo de produção e elevado potencial de produção de massa verde (média de 50 t/ha). O sorgo BRS 655 da Embrapa é indicado para plantio no período chuvoso (de outubro a dezembro) nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, além do estado do Tocantins.

SORGO GRANÍFERO - Para produtores que buscam desempenho com estabilidade de produção na safrinha, o BR 304 é uma das melhores opções. Porte baixo, alta precocidade, resistência à seca e ao acamamento, grãos vermelhos, sem tanino, são algumas das características que fazem do BR 304 um híbrido de alta confiabilidade para as condições de safrinha. É recomendado para as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, especialmente para as épocas onde a disponibilidade de chuvas é menor.

Mais informações: Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1905 ou cnpms.nco.geral@embrapa.br .

Texto: Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)
Tel.: (31) 3027-1905

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267