Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa será homenageada em casas legislativas mineiras



Uma das unidades da empresa em Minas é a Embrapa Milho e Sorgo
06/05/2013 09:56:06



A Embrapa receberá em Minas Gerais, nos próximos dias, homenagens pelos seus 40 anos. No dia 13 de maio, próxima segunda-feira, a ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) fará reunião especial às 20h, a pedido dos deputados estaduais Antônio Carlos Arantes e Duilio de Castro. Já no dia 16 de maio, às 19h30, é a vez da Câmara Municipal de Sete Lagoas homenagear a empresa, atendendo requerimento do vereador Milton Luiz Saraiva. E no dia 17 de maio, às 9h30, a Câmara Municipal de Juiz de Fora homenageará a Embrapa, atendendo requerimento do vereador Isauro Calais.

Em Minas Gerais, a Embrapa possui três unidades: a Embrapa Milho e Sorgo, que fica em Sete Lagoas, na região Central do estado; a Embrapa Gado de Leite, situada em Juiz de Fora, na Zona da Mata; e a Embrapa Produtos e Mercado, que tem escritórios em Sete Lagoas e em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Os municípios de Nova Porteirinha, no Norte de Minas, e Coronel Pacheco, na Zona da Mata, são sedes de campos experimentais, respectivamente, da Embrapa Milho e Sorgo e da Embrapa Gado de Leite.

Resultados do trabalho da empresa - Criada em 26 de abril de 1973 como principal instrumento na reformulação da pesquisa agropecuária brasileira, a Embrapa foi parte efetiva das mudanças agrícolas que tornaram o país um dos líderes mundiais em tecnologias para agricultura tropical. De lá pra cá, o Brasil deixou uma situação de insegurança alimentar e passou a ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo. O crescimento da oferta para o mercado interno superou rapidamente a curva de crescimento da demanda, provocando uma queda de 50% no valor da cesta básica entre 1975 e 2011.

Tudo isso é fruto do trabalho conjunto da Embrapa, das instituições estaduais de pesquisa e extensão, de universidades e do setor produtivo, que apostou nas tecnologias geradas pela pesquisa. Essas inovações ajudaram a mudar o cenário brasileiro, com incremento de produção e de produtividade e impulsionando a competitividade com sustentabilidade.

No segmento de grãos, por exemplo, a produção cresceu por volta de 450%, enquanto a área cultivada aumentou cerca de 80%. Em 1972, a safra foi de 30 milhões de toneladas numa área de 28 milhões de hectares. Hoje, a área plantada com grãos no Brasil é da ordem de 50 milhões de hectares e a produção ultrapassou 166 milhões de toneladas.

A adoção de tecnologias na pecuária também proporcionou a modernização do setor, justificando o aumento da produção pelo incremento da produtividade e não pela expansão da área de pastagens. Como resultado, o país ampliou em quatro vezes a produção de carne bovina e triplicou a de carne suína.

Pesquisas nas áreas de sanidade animal, genética, reprodução, nutrição, manejo de pastagens e melhoramento genético de forrageiras são alguns exemplos de inovações da pesquisa que geraram impactos diretos no aumento da produtividade na pecuária.

Homenagens Brasil afora - Estão sendo programadas várias atividades em comemoração aos 40 anos da Embrapa. As primeiras foram sessões de homenagens e exposições no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, em Brasília, no final do mês passado. Até abril de 2014, durante todo o ano 40 da Embrapa, eventos e outras atividades acontecerão Brasil afora por conta do aniversário da empresa.

Clenio Araujo (6279/MG), com informações da Secretaria de Comunicação da Embrapa
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Contatos: clenio.araujo@embrapa.br / (31) 3027-1223 / (31) 9974-3282

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267