Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Solenidade na Assembleia de Minas homenageia os 40 anos da Embrapa



O presidente Maurício Lopes recebeu placa comemorativa em nome da Empresa
16/05/2013 09:35:27



Os 40 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foram homenageados pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A reunião especial, realizada nesta segunda-feira (13), contou com a presença do presidente, Maurício Antônio Lopes, dos chefes-gerais das Unidades mineiras - Duarte Vilela, da Embrapa Gado de Leite, e Antônio Álvaro Purcino, da Embrapa Milho e Sorgo - e mais de 50 empregados.

A reunião foi requerida pelos deputados Duílio de Castro e Antônio Carlos Arantes. Este último conduziu a cerimônia em nome do presidente da ALMG, Dinis Pinheiro. Arantes lembrou que "nas últimas décadas, a Embrapa assumiu seu papel na transformação do Brasil em uma potência agropecuária". A afirmação tem como base sua própria experiência e a confiança em uma equipe técnica competente: "Na qualidade de produtor rural que sou, vivencio o que a Embrapa representa para o país. Somos orgulhosos por termos um corpo da mais alta capacidade e expertise, fazendo parte do nosso patrimônio. Sem o homem não existe a instituição", completou.

Alguns dos resultados conquistados por estes homens foram destacados por Castro, como o crescimento da produção de grãos, que quadruplicou. Desta forma, o parlamentar ressaltou a importância da homenagem "mais do que justa a uma empresa que tanto produz conhecimento, com ênfase nos aspectos de inovação, modernidade, sustentabilidade, valorização de parcerias e capacidade de antecipação", afirmou.

A fala do governador Antonio Anastasia foi lida por seu representante na solenidade, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia Nárcio Rodrigues, que falou de outras conquistas da Embrapa no desenvolvimento da agropecuária. Ele citou que, entre 1978 e 2011, o Brasil multiplicou seis vezes a produção de carne e quase três vezes a produção de leite.

Maurício Lopes destaca três mineiros ilustres na trajetória da Embrapa

Em seu discurso de agradecimento pela homenagem na ALMG, o presidente da Embrapa Maurício Antônio Lopes mencionou: "Nunca nos esqueceremos daqueles que dedicaram suas vidas à Embrapa e à pesquisa agropecuária brasileira, acrescentando à nossa história conquistas que viabilizaram o surgimento no nosso Brasil de uma agricultura tropical hoje considerada a mais importante do mundo". Dentre os envolvidos nestas conquistas, destacou a figura de três mineiros: Elizeu Alves, que participou da criação da Embrapa e presidiu a Empresa entre 1979 e 1984, Alysson Paolinelli, ministro da Agricultura entre 1974 e 1979, e Alberto Duque Portugal, presidente da Embrapa entre 1995 e 2002.

Lopes também se lembrou dos 653 empregados, dentre os quais 149 pesquisadores, e mais centenas de colaboradores que atuam nas Unidades mineiras da Embrapa, para quem registrou: "A todos eu saúdo e parabenizo, em especial pelo grande empenho em trabalhar em sintonia com as instituições estaduais de pesquisa e fomento". Chamou de "centros de excelência" a Embrapa Milho e Sorgo e a Embrapa Gado de Leite, que mantêm "coleções valiosas de germoplasma e contribui para a competitividade dos nossos produtores e da nossa indústria", completou.

O presidente deu grande destaque aos parceiros da Empresa, citando órgãos públicos; instituições de ensino, pesquisa, fomento e extensão rural; associações de produtores e federações de agricultura. Por fim, abordou a intensificação do diálogo entre cientistas e lideranças políticas nas casas legislativas do país: "Tornamos o convívio da ciência e da política saudavelmente frequente. Eu brindo à eternidade desse entendimento e a todos que nos ajudaram a manter a Embrapa no rumo certo". Disse, ainda, que "a nossa atuação ao lado dessas inúmeras instituições, aliada à força do setor produtivo nacional, à coragem e ao empreendedorismo dos nossos agricultores ajudaram a transformar a agropecuária em um dos pilares da economia brasileira".

Personalidades recebem comenda dos Cavaleiros da Inconfidência

Em uma cerimônia que antecedeu a reunião, a comenda Grande Colar Alferes Tiradentes, da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira (Ocim), foi entregue a cinco personalidades importantes para a história da Embrapa. A condecoração é dada em reconhecimento a pessoas físicas e jurídicas que prestam comprovados serviços à história, à cultura e à sociedade.

Os agraciados com a comenda foram o ministro da Agricultura Antônio Andrade, representado pelo superintendente do Ministério em exercício Demerval Silva Neto, o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, o presidente da Embrapa Maurício Lopes e os ex-presidentes da Embrapa Alberto Portugal e Eliseu Alves.

Carolina Pereira, MTb 11055-MG
Embrapa Gado de Leite

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267