Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Agricultores do Norte de Minas conhecem novas práticas para melhorar produção



Produtores recebem explicações do pesquisador Walter Matrangolo na vitrine de tecnologias
03/06/2013 14:55:59



Agricultores familiares atendidos pelo Plano Brasil Sem Miséria no Norte de Minas Gerais viveram uma experiência diferente entre os dias 20 e 24 de maio. Eles viajaram cerca de 500 quilômetros para conhecer na Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas-MG, práticas que podem melhorar o trabalho que desenvolvem no campo.

Ao todo, 25 produtores rurais do Território da Cidadania Serra Geral participaram da 6ª Semana de Integração Tecnológica (SIT), evento que tem o objetivo de promover o diálogo e a troca de experiências entre os diferentes públicos que compõem o segmento agropecuário. Também participaram da SIT dez extensionsitas do território e 19 estudantes da Unimontes - Campus Janaúba. Todos eles integram o projeto Rede Geral (Rede de Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável do Território da Cidadania Serra Geral no 'Plano Brasil Sem Miséria').

Os produtores participaram de cursos, como o de cultivo de hortaliças, e também do seminário "Agricultura de transição agroecológica". Conheceram tecnologias que podem adotar em suas propriedades para garantir aumento de produtividade e melhor qualidade de vida.

Para Vera Lúcia Teixeira, agricultora de Mato Verde-MG, a experiência foi muito importante. "Isso aqui foi tudo na vida pra mim. Eu ver essas coisas... E quero levar pra lá. Eu vivo é disso. Tiro meu sustento do Bolsa Família e de uma barraca que tenho na feira. Lá o sol maltrata e quero isso aí pra ver se previno mais a terra", diz apontando para parcelas de leguminosas plantadas em consórcio com o milho. Após ouvir a explicação do pesquisador Walter Matrangolo sobre o papel das plantas usadas como adubos verdes, Vera Lúcia completa: "eu quero semente de feijão de porco pra plantar".

Atenta às orientações passadas durante a visita à Vitrine de Tecnologias, a agricultora Sueli Barbosa dos Santos, de Pai Pedro-MG, tem uma preocupação quando pensa em aproveitar os conhecimentos adquiridos. "Pra mim, a minha força de vontade é muito grande, mas um problema que eu vejo pra gente fazer oque aprendeu aqui é a falta de água. É muito complicado. Igual esse ano foi sério. Se melhorar, a gente vai colocar em prática tudo, porque vontade tem muita. Lá a gente planta horta, andu e mandioca".

As produtoras Eliane de Freitas e Edileusa Barbosa, de Mato Verde-MG, gostaram de conhecer os métodos alternativos de combate a pragas. "Quase tudo dá pra aproveitar. Só não posso falar pra você que não vou mais usar agrotóxico porque eu ia estar mentindo, mas vamos diminuir. Dá pra pôr em prática um pouquinho de cada coisa. Estar aqui pra nós foi uma bênção", afirma Edileusa.

"Eu achei mais interessante o produto de folha de mamona e o óleo com detergente pra matar inseto. A gente anotou tudo direitinho, como fazer e vai poder usar", conta Eliane.

O agricultor Leone Barbosa da Silva, de Espinosa-MG, é presidente da Associação Comunitária de Tabuleiro e pretende repassar o que aprendeu com a experiência para os membros de sua comunidade. "É ótimo, interessante. A gente aprende muito. Eu, como presidente de associação, tenho muito o que levar pro meu pessoal, principalmente sobre as lavouras", diz, satisfeito.

A participação dos produtores, técnicos e universitários do Norte de Minas na Semana de Integração Tecnológica foi uma atividade do Projeto Rede Geral, que busca organizar uma rede de parceria territorial para capacitação de extensionistas e agricultores em estratégias de inclusão produtiva.

O agrônomo Fredson Ferreira Chaves, coordenador do projeto, explica que o objetivo do Rede Geral é "garantir a produção sustentável por agricultores familiares e a viabilização socioeconômica desse importante contingente da sociedade civil".

A SIT é um evento anual que procura promover a integração de tecnologias para o desenvolvimento regional. Conta com a presença de cerca de 1.600 pessoas da Região Central de Minas e, pela primeira vez, teve a participação de produtores do Norte do estado. É uma realização da Embrapa Milho e Sorgo em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei, a Emater-MG e a Epamig.

Texto: Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) www.cnpms.embrapa.br
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO)
Tel.: (31) 3027-1272
E-mail: marina.torres@embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267