Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Reunião Técnica Anual do Milho e Sorgo encerra com desafios técnicos



Reunião técnica identificou temas importantes para pesquisas
19/07/2013 10:18:41



O terceiro dia da 58ª Reunião Técnica Anual do Milho e 41ª Reunião Técnica Anual do Sorgo começou com a palestra sobre Variabilidade climática e seus impactos em culturas de verão no Rio Grande do Sul, com o pesquisador Ivan Rodrigues de Almeida. Ele enfatizou que a Metade Sul do Estado por ter um clima restritivo às culturas de verão, as taxas de produtividade ficam abaixo das identificadas em outras regiões do país. "As práticas culturais já conhecidas para se reter água no solo, o uso do calendário agrícola e a escolha de cultivares com ciclos diferenciados são alternativas para esta dificuldade", comentou. Ivan recomendou que o agricultor não invista expectativas numa única lavoura.

A manhã do evento foi encerrada com a apresentação das atas e resumos de trabalhos realizados pelas subcomissões técnicas da Reunião e compartilhados com todos os participantes. Pela comissão de Genética, Melhoramento e Tecnologia de Sementes e pela comissão de Difusão e Transferência de Tecnologia, coordenada pela pesquisadora Jane Assis Machado, da Embrapa Milho e Sorgo, foram mostrados 22 trabalhos técnico-científicos. Como levantamento de necessidades e prioridades de pesquisa para milho e para sorgo, esta Comissão identificou a avaliação comparativa de qualidade de silagem de milho e sorgo e de outras gramíneas; a relação de ciclo de cultivares de milho e os sistemas de produção; a minimização do uso de agroquímicos e indicações de cultivares de milho e sorgo para terras baixas.

A subcomissão técnica de Nutrição, Uso do Solo, Ecofisiologia, Manejo e Práticas Culturais, tendo como coordenador o professor da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), Luís Sangoi, apresentou 22 trabalhos técnico-científicos. Das necessidades de pesquisa, foram destacados a realização de estudos para o desenvolvimento de máquinas agrícolas para a pequena propriedade; determinação de parâmetros de qualidade de silagens de sorgo comparativamente a outras gramíneas; desenvolvimento de tecnologias e estudos para semeadura precoce (tolerância ao frio) e para a safrinha para as culturas de milho e sorgo; desenvolvimento de métodos de drenagem eficiente; determinação de método de irrigação mais adequado e de quantidade de lâmina de água a aplicar em diferentes solos e regiões arrozeiras; calagem e adubação compatíveis para obtenção de altas produtividades e estratégias para aumentar a eficiência de uso dos nutrientes aplicados.

A pesquisadora Ana Paula Afonso da Rosa coordenou a comissão de Entomologia, Fitopatologia e Controle de Invasoras, que apresentou 14 trabalhos técnicos-científicos relativos ao tema.

Foram listados os itens como prioridade de pesquisa: efeito de inseticidas e herbicidas sobre Azospirillum; resistência de pragas; efeito do Trichoderma; redução da dose de herbicida para controle de papua; tecnologia de aplicação versus resistência; herbicidas para sorgo e retomada do Melhoramento Integrado de Pragas(MIP).

Como contribuição às indicações técnicas às culturas em foco, foram atualizadas as tabelas de recomendação de agrotóxicos.

Todos esses dados discutidos e reunidos serão disponibilizados aos envolvidos nas cadeias dessas culturas, através da elaboração de duas publicações: Indicações Técnicas para o cultivo do Milho e do Sorgo no Rio Grande do Sul – safras 2013/14 e 2014/15 e Atas e Resumos da Reunião Técnica Anual de Pesquisa de Milho e Sorgo (RTAPMS/RS).

Os trabalhos técnico-científicos expostos durante o evento participam de uma avaliação por sua inovação no conhecimento, resultando em trabalhos em destaque do evento. Estes trabalhos representaram as diversas instituições do Estado, que estão focadas na produção das culturas de milho e sorgo, como as universidades Federal de Pelotas (UFPel), de Santa Maria (UFSM) e do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também as universidades de Passo Fundo (UPF) e Luterana do Brasil (Ulbra), assim como, a Universidade Estadual de Santa Catarina, a Udesc. Participaram ainda, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Farroupilha/RS, a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Pelotas (SDR), a Emater, a Fepagro e a Embrapa, através das unidades de pesquisa de Trigo (Passo Fundo), Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG) e Clima Temperado (Pelotas).

Cristiane Betemps – 7418RS
Jornalista
Núcleo de Comunicação Organizacional – NCO
Embrapa Clima Temperado
cristiane.betemps@embrapa.br
(53) 3275-8215

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267