Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Reuniões em Montes Claros tratam de ações de transferência de tecnologia na região



A reunião com o CAA teve vários encaminhamentos
21/08/2013 15:28:28



Técnicos da Embrapa Milho e Sorgo estiveram na última segunda-feira, 19 de agosto, em Montes Claros-MG. Em três reuniões, foram tratados assuntos diferentes e que têm a ver com a atuação da Unidade na região Norte de Minas.

Na parte da manhã, as discussões foram com a equipe do CAA (Centro de Agricultura Alternativa), instituição sem fins lucrativos que atua na região e trabalha a sustentabilidade e a agroecologia como formas de obtenção de renda. A pauta girou em torno da atuação, em conjunto, da Embrapa Milho e Sorgo e do CAA no plano Brasil sem Miséria.

Em parceria com outras instituições - a Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros) / campus Janaúba, a Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais), a Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) -, Embrapa e CAA têm desenvolvido ações no Território da Cidadania Serra Geral, que envolve 17 municípios e faz parte do Brasil sem Miséria.

Cada meta do projeto, previamente acertada, foi rediscutida e houve alguns ajustes. Entre outros temas, as metas envolvem trabalhos com algodão, galinha caipira, milho, mandioca e sorgo. Foram feitos encaminhamentos para as próximas ações. O CAA deve identificar, nas próximas semanas, locais na região para receberem kits de minibibliotecas da Embrapa. Essas minibibliotecas contêm materiais em diversos formatos e mídias (impresso, áudio e DVD) com resultados de pesquisas e de trabalhos da Embrapa sobre variados temas.

Além das metas do plano Brasil sem Miséria que têm a contribuição do CAA e dos kits de minibibliotecas, outro assunto tratado foi a possibilidade de participação de técnicos do centro e de agricultores da região no Semiárido Show 2013. O evento, marcado para o período entre 29 de outubro e 1º de novembro, acontecerá em uma área de cerca de 20 hectares da Embrapa Semiárido em Petrolina-PE.

Participaram da reunião com o CAA os analistas em transferência de tecnologia Fredson Chaves, Sílvio Pessoa e Diego Carvalho, o pesquisador Walter Matrangolo, da área de agroecologia, e o jornalista Clenio Araujo, todos da Embrapa Milho e Sorgo, além de Talize Fernandes e Suênia Almeida, da Embrapa Sede e que também trabalham com transferência de tecnologia. Pelo CAA, participaram o coordenador-executivo Álvaro Carrara, o agrônomo Tiago Teixeira, o técnico Daniel dos Santos, a socióloga Aline de Souza e o animador do eixo de trabalho em agroecologia Luciano Ribeiro.

Prefeitura e Codevasf - À tarde, parte da equipe da Embrapa participou de outras duas reuniões. Com o secretário de Agricultura Familiar de Montes Claros, Arquimedes Teixeira, foi tratada a possibilidade de parceria entre Embrapa, prefeitura municipal e várias outras instituições com atuação na cidade para melhor utilização de uma área de 108 hectares de propriedade do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que está em comodato com a prefeitura local. O secretário deverá fazer, nas próximas semanas, contatos com representantes das demais instituições da cidade para que, em conjunto, as conversações evoluam.

Além dessa possibilidade, ficou acertado que serão feitas atividades relacionadas à multiplicação de sementes de milho e sorgo em comunidades rurais. Num primeiro momento, deverão acontecer em três comunidades, com áreas de três hectares cada, sendo metade plantada com milho e metade com sorgo. Para isso, deverão ser usadas as cultivares Gorutuba (milho) e Ponta Negra (sorgo), ambas da Embrapa. Existe também a possibilidade de, na época de plantio dessas cultivares (início de novembro), acontecer um dia de campo.

Já na Codevasf, o assunto foi a distribuição de kits produtivos do projeto Reniva (Rede de multiplicação e transferência de materiais propagativos de mandioca com qualidade genética e fitossanitária). A intenção é que esses kits sejam distribuídos para comunidades que participam do plano Brasil sem Miséria. Além do Reniva, a 1ª Superintendência Regional da Codevasf, com sede em Montes Claros, tem recursos para implantação de kits do Repalma, projeto semelhante ao Reniva, mas que trabalha com palma forrageira. Ao todo, serão quatro kits do Reniva e 10 do Repalma.

Clenio Araujo (6279/MG)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Contatos: clenio.araujo@embrapa.br / (31) 3027-1223 / (31) 9974-3282

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267