Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa participa de Congresso Brasileiro de Sementes



Evento reúne todos os segmentos da cadeia de sementes
16/09/2013 11:23:55



A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) participa, entre os dias 16 a 19 de setembro, do 18º Congresso Brasileiro de Sementes, realizado na cidade de Florianópolis – SC.

Promovido pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates), o CBSementes tem como tema “A Semente na Produtividade Agrícola e na Conservação de Recursos Genéticos”. A expectativa é reunir mais de 1500 pessoas entre técnicos, produtores, empresários de vários setores, pesquisadores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação vinculadas ao setor de sementes.

O estande da Embrapa apresentará cultivares de grãos, algodão e hortaliças desenvolvidas e adaptadas para diversas regiões, além de mostrar a importância de se obter e utilizar sementes de qualidade. Participam do estande da Embrapa no Congresso, as unidades Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Algodão, Embrapa Hortaliças, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Produtos e Mercado Embrapa Soja e Embrapa Trigo. “É o principal fórum de sementes do país, onde, além de ter acesso a uma programação técnica de ponta, é uma importante oportunidade de compartilhamento de experiências, já que o evento reúne todos os segmentos da cadeia de sementes”, destaca Luiz Carlos Miranda, da Embrapa Produtos e Mercado.

A palestra de abertura será realizada pelo pesquisador da Embrapa Soja, Francisco Krzyzanowski e abordará o controle de qualidade e a produção de sementes de alta qualidade. “O controle de qualidade é necessário por vários aspectos. Devem ser avaliados os aspectos genéticos, fisiológicos, sanitários e físicos da semente, todos eles para garantir que as características agronômicas da nova cultivar estejam asseguradas em benefício da agricultura” explica o pesquisador. A palestra estará voltada para a indústria brasileira de sementes e acadêmicos. Para Krzyzanowski, “o fator mais importante no controle de qualidade é o ser humano. Quanto mais informado e melhor treinado ele for, melhor será o trabalho do controle. Existem muitos testes, como de germinação e tetrazólio, que são feitos por avaliação visual”, lembra.

Outro destaque da abertura é a palestra do Gerente-Geral da Embrapa Produtos e Mercados, Frederico Ozanan Machado Durães, que vai abordar o tema “Mercado Brasileiro de Sementes em Perspectiva: Visão e Contribuições da Embrapa”.

O “Tratamento Industrial de Sementes” será tema de uma mesa-redonda coordenada pelo pesquisador da Embrapa Soja, Ademir Henning. Participam da mesa, profissionais das empresas Syngenta, ABRASS, Bayer e Basf, os quais apresentarão os seus programas de tratamento industrial, além de um representante do MAPA . “A mesa pretende avaliar os aspectos técnicos, legais e ambientais do tratamento industrial de sementes. O produtor deve ter o direito de optar como vem a semente que ele compra da empresa”, explica Henning.

O 18° Congresso Brasileiro de Sementes será realizado no Centro de Convenções Centro Sul, em Florianópolis. Durante o evento, serão ministradas palestras, painéis, minicursos, mesa-redonda, sessões pôster e show-room tecnológico. Juntamente com o Congresso, serão realizados os simpósios de Patologia de Sementes, Sementes Florestais e Sementes de Espécies Forrageiras.

Para mais informações, acesse o site http://www.abrates.org.br/cbsementes

Assessoria de Imprensa – Embrapa Soja
Yvi Leíse/Carina Rufino (MTB3914 – PR)
cnpso.imprensa@embrapa.br
(43) 3371-6078

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267