Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia é aprovado



Membros do Grupo Guayi de Agroecologia
20/12/2013 13:31:06



O grupo Guayi de Agroecologia da Universidade Federal de São João del-Rei foi aprovado como Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Produção Orgânica (CVT), em chamada do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Com o título de “Produção agroecologica, do rural ao urbano, atuação do Grupo Guayi de Agroecologia como CVT em Minas Gerais”, o projeto terá como gestora a UFSJ, através do Campus Sete Lagoas, e como instituições colaboradoras a Embrapa Milho e Sorgo, a Epamig/Prudente de Morais, e como instituições apoiadoras a Emater-MG e a Fundação Zoobotanica-Belo Horizonte-MG.

O objetivo do projeto é ser uma unidade referencial no treinamento e formação agroecológica para todo o estado de Minas Gerais, tendo um montante no valor de mais de 400 mil reais para a implantação do CVT. O eixo temático principal é a troca de experiências e consolidação dos conhecimentos agroecológicos entre os ambientes rurais e urbanos em Sete Lagoas e municípios vizinhos, tais como os da região pertencente à Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (Médio Velhos), principalmente parte dos municípios de Capim Branco, Funilândia, Jequitibá, Prudente de Morais, e também da região metropolitana de Belo Horizonte.

O enfoque de atuação do CVT será o desenvolvimento da produção orgânica-agroecológica no meio rural, principalmente ligada à produção em pequenas propriedades familiares, com uma interface entre o rural e também a agricultura urbana e periurbana, que é uma das formas tradicionais de cultivo no município de Sete Lagoas e região.

Composto diretamente por uma equipe de 16 pessoas como orientadores, e também por vários discentes e apoiadores da comunidade externa, O CVT será coordenado pela professora da UFSJ, Leila de Castro Louback Ferraz, e a equipe será formada por docentes da instituição e pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo e da Epamig / Prudente de Morais.

Sobre o Guayi

O nome significa, em tupi-guarani, "semente boa", diretamente relacionado com o objetivo do grupo, de “cultivar uma boa semente", de buscar uma participação direta da sociedade civil organizada, ampliando a qualificação de agricultores e técnicos comprometidos com a proposta e com a agricultura familiar e comunitária, potencializando o desenvolvimento da agroecologia e fortalecendo a oportunidade de formação de profissionais engajados em uma agricultura sustentável, ecologicamente correta e de uma economia solidária.

O grupo Guayi de Agroecologia está aberto a interessados em colaborar. As reuniões de estudos acontecem regularemente às terças-feiras, de 12h20 às 13h15, na sala 5 do Campus Sete Lagoas da UFSJ.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFSJ

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267