Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Informações sobre Helicoverpa armigera são trabalhadas em formato de caravana



Combate à Helicoverpa armigera é foco de caravana da Embrapa
02/01/2014 15:07:23



A Helicoverpa armigera, lagarta causadora de uma praga que gerou e continua gerando muitos prejuízos no campo, tem sido um dos principais assuntos do momento entre os produtores rurais brasileiros. As preocupações se justificam pelo fato de, além de a praga ser recente no país, não existir uma receita única para o controle. Dentro desse contexto, a Embrapa literalmente colocou o pé na estrada e está visitando diferentes regiões produtoras do país.

É a Caravana Helicoverpa, que começou em dezembro no Rio Grande do Sul, em Goiás e no Distrito Federal. O foco, por ora, é na praga do momento, mas a intenção é debater as diferentes ameaças fitossanitárias. Conforme a região e a cultura agrícola, mudam essas ameaças, que basicamente são doenças, pragas e plantas daninhas.

O grande recado que a Embrapa procura passar é quanto à importância do MIP (Manejo Integrado de Pragas). Tecnicamente, ele pode ser definido como o uso integrado de diferentes formas de controle, incluindo o cultural, o biológico e o químico. Outro aspecto fundamental relaciona-se à tecnologia de aplicação, para que ela seja mais eficiente e econômica.

Para Simone Martins Mendes, pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) que participou das atividades da caravana no Rio Grande do Sul, a ação da Embrapa é no sentido de "aliviar" para o produtor rural e para que ele aprenda a conviver com a Helicoverpa, o que envolve monitorá-la no campo. Ela lembra que há aplicações desnecessárias de inseticidas em lavouras e diz que, no caso da cultura do milho, existe um nível tolerável de presença de insetos e de lagartas.

O monitoramento da presença da praga é fundamental. Basicamente, há duas maneiras de fazê-lo: usando armadilhas de feromônio e vistoriando as lavouras. Ambas as maneiras buscam identificar a presença de mariposas. Sobre a armadilha, a Embrapa indica uma para cada cinco hectares, posicionando-a no centro da área e instalando-a na altura em que as plantas estiverem (com isso, aumenta-se a altura da armadilha, à medida que as plantas crescem). Em lavouras em que já tenha ocorrido a praga, a armadilha pode ser colocada logo no início do ciclo.

É preciso trocar tanto o feromônio como o piso colante que compõem a armadilha. Geralmente, o primeiro é substituído a cada duas semanas e o segundo depende da quantidade de insetos capturados (quanto mais insetos, maior a necessidade de repor o piso). No caso da vistoria na própria lavoura, é preciso controlar a praga quando, em média, três mariposas forem coletadas por noite.

Participação da Embrapa Milho e Sorgo

Até o momento, Simone e Paulo Afonso Viana foram os pesquisadores que viajaram pela Caravana Helicoverpa. Além de Simone no Rio Grande do Sul de 9 a 13 de dezembro (nas cidades de Vacaria, Ijuí, Santa Rosa, Santa Maria e Passo Fundo), Paulo esteve em Goiás (Rio Verde e Goiatuba) e no Distrito Federal (Programa de Assentamento Dirigido do DF) de 10 a 12 deste mês.

Segundo Simone, o treinamento no Rio Grande do Sul foi bastante técnico e no sentido de balizar melhor a tomada de decisão por parte do produtor. Participaram técnicos, extensionistas e produtores, num total de cerca de 1.100 pessoas, sendo a maioria técnicos da área. Ainda de acordo com a pesquisadora, houve grande interesse das pessoas, que estavam atrás de informações técnicas e querendo trocar informações e experiências. A parceria com a Emater-RS foi fundamental para o sucesso da passagem da caravana pelo estado.

Ao mesmo tempo em que participa da caravana nacional da Embrapa, a Embrapa Milho e Sorgo, em conjunto com a Emater-MG, leva informações a diferentes regiões mineiras. O pesquisador Ivan Cruz esteve em três cidades: Paracatu (Noroeste do estado) em 10 de dezembro; Patrocínio (Alto Paranaíba) no dia seguinte; e Capinópolis (Triângulo Mineiro) no dia 12. E no dia 19 foi a vez de São Gonçalo do Sapucaí (Sul do estado) receber informações da Embrapa sobre a Helicoverpa, desta vez com o pesquisador Paulo Afonso Viana. A estratégia é parecida com a da atuação nacional, com destaque para a importância do Manejo Integrado de Pragas.

Controle biológico

A Embrapa aposta e tem incentivado que se use o controle biológico no controle da Helicoverpa armigera. Um dos microrganismos com maior potencial de controle é a vespinha Trichogramma, que pode ser imediatamente liberada quando ocorre a identificação da presença da praga na lavoura. A quantidade recomendada é em torno de 60.000 fêmeas por hectare. A liberação tanto pode ser manual como motorizada, conforme orientações das biofábricas, que são empresas que produzem e comercializam as vespinhas.

Serviço

O que: Caravana Helicoverpa
Regiões por onde ainda passará (em 2014): Matopiba (Maranhão, Tocantinas, Piauí e Bahia); São Paulo; Paraná; Minas Gerais; Mato Grosso do Sul; Mato Grosso; Roraima/Amapá
Mais informações: http://www.embrapa.br/alerta-helicoverpa e http://www.cnpso.embrapa.br/caravana/

Texto: Clenio Araujo (MTb / MG 06279 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)
Tel.: (31) 3027-1223
Cel.: (31) 9974-3282
E-mail: clenio.araujo@embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267