Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Caravana Embrapa está no Nordeste



22/01/2014 13:52:38



Nesta semana, nos dias 21 e 23, a Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias passa pelo Maranhão e pelo Piauí para levar informações sobre o manejo da lagarta Helicoverpa armigera e de outras pragas que atacam as lavouras. Pesquisadores da Empresa e de instituições parceiras orientam técnicos da extensão rural e de cooperativas, além de representantes dos sindicatos e associações rurais das regiões de Balsas (MA) e de Bom Jesus (PI) para que atuem como multiplicadores de conhecimentos sobre a praga que causou prejuízos bilionários às lavouras brasileiras na última safra.

Nesta terça-feira (21) a Caravana esteve em Balsas (MA), no Auditório da Faculdade de Balsas (Unibalsas), e na quinta-feira (23), em Bom Jesus (PI), no Auditório Central da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Em cada município, a equipe apresenta informações técnicas sistematizadas da Embrapa sobre a identidade das ameaças fitossanitárias, os riscos associados e as estratégias fundamentais para manejo e recomposição do equilíbrio agroecológico com propósito de ampliar as bases de sustentação para o controle de pragas. Em seguida, será feita uma análise dos problemas fitossanitários da região.

Fazem parte da equipe técnica que está no Maranhão e no Piauí os pesquisadores Adeney Bueno (Embrapa Soja - Londrina, PR); Augusto Guerreiro e Fábio de Albuquerque (Embrapa Algodão - Campina Grande, PB); Ivan Cruz (Embrapa Milho e Sorgo - Sete Lagoas, MG); Dirceu Klepker (Unidade Experimental de Pesquisa Balsas - Embrapa Cocais), responsável pela organização local; e o coordenador da Caravana, Sérgio Abud (Embrapa Cerrados - Planaltina, DF). Também estarão presentes os pesquisadores e analistas da Embrapa Cocais (São Luís, MA) e da Embrapa Meio Norte (Teresina, PI).

Após as apresentações, ocorre um debate para que o público possa conversar com os especialistas, trocar experiências e tirar dúvidas. Também serão distribuídos materiais informativos produzidos pela Embrapa sobre identificação e controle da Helicoverpa armigera e sobre o Manejo Integrado de Pragas (MIP). Diversos conteúdos podem ser acessados na Internet pelo endereço http://www.embrapa.br/alerta-helicoverpa.

Caravana

Composta por 27 pesquisadores e técnicos divididos por equipes, a Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias começou suas atividades em dezembro com eventos em Goiás, no Distrito Federal e no Rio Grande do Sul, reunindo mais de 1,3 mil extensionistas e técnicos rurais. Até março, os especialistas percorrerão todas as regiões produtoras do País, levando informações emergenciais sobre o manejo da Helicoverpa armigera.

As atividades foram retomadas em janeiro. Uma equipe visitou, na última semana, o Mato Grosso. Além do Maranhão e do Piauí, onde estão sendo realizados os eventos nesta semana, pesquisadores vão passar pelo Mato Grosso do Sul no final do mês. A Caravana seguirá ainda para os polos agrícolas da Bahia, de Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Tocantins, São Paulo, Amapá, Roraima e Pará.

Segundo o assessor da Diretoria-Executiva de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Paulo Roberto Galerani, mais do que orientações e técnicas necessárias para a solução de problemas causados pela Helicoverpa armigera, a Caravana busca levar a mudança no campo, reforçando para os produtores a importância da adoção do manejo integrado, com foco no agroecossistema como um todo. “Assim teremos um cenário mais favorável já na próxima safra. É importante que os produtores saibam que o resultado não será imediato, mas dependerá de uma mudança de atitude para que eles possam controlar a infestação da praga em sua lavoura”, explica.

A Caravana é uma iniciativa da Embrapa e conta com apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). No Maranhão, o evento será realizado em parceria com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (AGERP-MA), da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Maranhão (Sagrima) e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA). No Piauí, o encontro tem apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Piauí (SDR), da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) e da UFPI.

Texto: Breno Lobato – MTb 9417-MG
Embrapa Cerrados
Contatos: breno.lobato@embrapa.br; (61) 3388-9945
Com informações da Secretaria de Comunicação da Embrapa

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267