Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Produtores rurais do Leste de Mato Grosso recebem representantes da Embrapa, da Aprosoja e do Imea



Circuito Tecnológico / Etapa Milho vem percorrendo todo o estado de Mato Grosso
07/05/2014 11:28:51



O Circuito Tecnológico / Etapa Milho continua nas quatro regiões de Mato Grosso, principal produtor do grão no país. No Leste do estado, Miguel Gontijo Neto, da Embrapa Milho e Sorgo, Carlos Bolzan, da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso), e Tainá França, do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), já visitaram dezenas de propriedades rurais, conversando com os produtores sobre como estão as lavouras da segunda safra de milho.

Até esta terça, 6 de maio, produtores de Nova Xavantina, Água Boa e Canarana receberam a equipe, que aplica um questionário e faz uma avaliação técnica da lavoura. No questionário, são verificadas questões como área plantada de milho, cultivares utilizadas e produtos químicos usados para controle de pragas, doenças e plantas daninhas. Já através da avaliação técnica, a equipe confere aspectos como o espaçamento usado nas lavouras e o ataque de pragas, doenças e plantas daninhas; conforme o caso, também é feita uma estimativa de produtividade do milho segunda safra.

Um dos produtores visitados é Márcio Cecatto, proprietário da Estância Três Lagos, em Canarana. Ele diz que a experiência de plantar milho na segunda safra foi boa, já que, antes, nesta época do ano (normalmente entre fevereiro e maio), a área ficava parada, inclusive com relação ao maquinário. Sobre produtividade, a expectativa é de chegar no mínimo à mesma registrada em 2013, quando a média na propriedade foi de quase 6,5 toneladas por hectare, superior à média esperada para o país em 2014, que é de cerca de 5 toneladas por hectare de milho segunda safra.

Na Fazenda Campo Belo, que fica em Nova Xavantina, foram plantados cerca de 900 hectares de milho na segunda safra. De acordo com o gerente técnico Joaquim Luís Roques, a produtividade esperada é de 118 a 120 sacas de 60kg por hectare, ou seja, entre 7,1 e 7,2 toneladas por hectare, o que mantém a média das últimas safras. Perguntado sobre se o milho segunda safra tem sido um bom negócio na região, ele resume: "tem sim, vende tudo".

Nesta quarta, quinta e sexta, produtores rurais de Querência, Gaúcha do Norte e Paranatinga serão visitados pela equipe. Além da região Leste, o Sul, o Norte e o Oeste de Mato Grosso estão recebendo o Circuito Tecnológico / Etapa Milho. A ideia é conferir, de perto, como está a segunda safra de milho no estado. Para isso, nada melhor do que conversar e entender um pouco melhor a realidade de quem faz acontecer, que é o produtor rural.

Clenio Araujo (6279/MG)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267