Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Semana de Integração Tecnológica aborda pagamento por serviços ambientais



Programação da SIT tem cursos variados, seminários e palestras
16/05/2014 08:23:21



Segunda, 19/05, tem início na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) a 7ª Semana de Integração Tecnológica (SIT). Durante cinco dias, serão realizados diversos cursos, seminários e palestras. Com uma programação bastante diversificada, a SIT busca promover a troca de informações sobre tecnologias entre os diferentes segmentos do setor agropecuário. O evento tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento regional.

Na abertura da SIT, serão abordados temas que possibilitem uma discussão entre as prefeituras, associações e lideranças regionais sobre a viabilidade de parcerias para tratar de assuntos comuns a todos. No contexto de um início de ano com escassez de chuvas, será discutido o tema "Pagamento por serviços ambientais". Haverá a apresentação da experiência da Agência Nacional de Águas (ANA) com o Programa Produtor de Água e do Projeto Conservador das Águas, do município de Extrema, no sul de Minas.

O Produtor de Água é uma iniciativa da ANA que tem como objetivo a redução da erosão e assoreamento dos mananciais nas áreas rurais. O programa, de adesão voluntária, prevê o apoio técnico e financeiro à execução de ações de conservação da água e do solo, como, por exemplo, a recuperação e proteção de nascentes, o reflorestamento de áreas de proteção permanente e o saneamento ambiental. Prevê também o pagamento de incentivos aos produtores rurais que, comprovadamente, contribuem para a proteção e recuperação de mananciais. Os valores a serem pagos são calculados de acordo com os resultados, como a redução da poluição difusa e aumento da infiltração de água no solo.

O Projeto Conservador das Águas, do município de Extrema, faz parte do Programa Produtor de Águas e visa garantir a preservação de mananciais e nascentes das sub-bacias hidrográficas da região que deságuam no Rio Jaguari, abastecendo quase nove milhões de pessoas da Grande São Paulo.

O projeto funciona através do pagamento de serviços ambientais (PSA). O agricultor da região que cede parte de suas terras para a recuperação e conservação das nascentes e mananciais, além da área verde em seu entorno, recebe uma quantia em dinheiro pela preservação do local. O valor do PSA é calculado com base na medida da área cedida para a preservação, que em média chega a 30 hectares. Todos os anos, cada agricultor recebe cerca de R$ 6 mil.

Segundo o coordenador da SIT, Derli Prudente Santana, a expectativa é de que os exemplos apresentados estimulem discussões sobre a possibilidade de parcerias regionais, por meio da Associação dos Municípios do Alto Rio das Velhas (AMAV), da Associação dos Municípios do Médio Rio das Velhas (AMEV) e do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap), visando implantar programas similares nas regiões.

A solenidade de abertura da SIT tem início às 8h do dia 19/05 na Embrapa Milho e Sorgo. O evento contará com a presença de autoridades, lideranças regionais, profissionais da Embrapa e técnicos da extensão rural.

A 7ª SIT é promovida pela Embrapa Milho e Sorgo em parceira com várias unidades da Embrapa, com a Emater-MG, a Epamig e a Universidade Federal de São João del-Rei - Campus de Sete Lagoas. Confira a programação detalhada no site: http://sit.cnpms.embrapa.br/

Divulgação: Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Milho e Sorgo
www.cnpms.embrapa.br
Tel.: (31) 3027-1272
E-mail: milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267