Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas



Pesquisador Ivan Cruz fala sobre controle biológico para secretário de Agricultura
21/05/2014 13:55:41



O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais André Merlo disse na última terça-feira, 20, que técnicas sustentáveis que permitem o controle de pragas agrícolas como a Helicoverpa armigera e a lagarta-do-cartucho deverão ser estimuladas no Estado. "Temos que trabalhar em cima disso, é interesse da Secretaria", afirmou o secretário durante visita à Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), que realiza nesta semana a sétima edição da SIT (Semana de Integração Tecnológica).

O controle biológico preserva os inimigos naturais que controlam as principais pragas de diversos cultivos sem danos ao homem e ao meio ambiente. A vespinha Trichogramma, um dos agentes de controle biológico mais eficientes, tem sido amplamente utilizada em programas de diversos estados brasileiros. "As vantagens são a redução drástica no uso de produtos químicos e, com isso, o aparecimento de mais inimigos naturais que promovem o controle dessas pragas. Todos nós ganhamos", defendeu Ivan Cruz, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo.

O pesquisador apresentou ao secretário como o controle biológico deve ser usado nas lavouras. A partir da colocação de uma armadilha que monitora a infestação de pragas, o produtor sabe o momento certo para aplicar os inimigos naturais. A vespinha Trichogramma está entre os agentes mais utilizados no mundo e é um inseto fácil de criar em grande escala, além de apresentar custo reduzido para o produtor. "Quando essa armadilha captura mais de três mariposas, o produtor deve ficar atento e liberar os inimigos naturais na lavoura", explicou o pesquisador.

A importância das demandas regionais levantadas principalmente pela Emater-MG e Epamig - instituições parceiras na realização da Semana de Integração Tecnológica - foi destacada pelo chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo Antônio Álvaro Corsetti Purcino. "Precisamos da capilaridade da Emater para identificarmos os temas prioritários para o desenvolvimento da região", disse ao secretário André Merlo. Nesse contexto, os principais resultados de pesquisa da Embrapa que podem beneficiar o produtor rural mineiro foram apresentados. "Somos conscientes dessas necessidades e levaremos essas possibilidades ao governador", disse o secretário.

A Semana de Integração Tecnológica é promovida pela Embrapa Milho e Sorgo em parceira com várias Unidades da Embrapa, com a Emater-MG, a Epamig e a Universidade Federal de São João del-Rei - Campus de Sete Lagoas. Confira a programação detalhada no site: http://sit.cnpms.embrapa.br/ . O evento prossegue até a próxima sexta-feira, dia 23 de maio.

Divulgação: Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Milho e Sorgo
www.cnpms.embrapa.br
Tel.: (31) 3027-1905
E-mail: milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267