Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo
Perguntas mais Frequentes
Milho - Manejo Cultural
A altitude influencia o rendimento de grãos de uma lavoura de milho?
Sim, pois a altitude influencia a temperatura ambiente. Sendo a planta do milho termossensível, ela sofre influência das variações climáticas. De modo geral, nas regiões mais altas, onde as temperaturas são mais amenas e com pequenas variações entre temperaturas diurnas e noturnas, há tendências de maiores produtividades.

O herbicida Sanson 40 SC (nicosulfuron) pode ser recomendado para o controle de plantas daninhas em qualquer cultivar de milho?
Algumas cultivares de milho apresentam sensibilidade ao Sanson 40 SC. Desse modo, recomenda-se a realização de testes de seletividade antes da utilização desse herbicida no controle de plantas daninhas em lavouras de milho.
É possível controlar a corda-de-viola na lavoura de milho?
Sim, é possível, desde que as plantas daninhas sejam identificadas e imediatamente eliminadas logo após a germinação, evitando que produzam sementes. Para isso, a lavoura de milho deve ser constantemente observada, para possibilitar erradicação da corda-de-viola, através de controle mecânico (enxada) ou químico (herbicida).

A cultura do milho deve ser mantida limpa por quanto tempo?
SA cultura deve ser mantida livre de plantas daninhas até a época da colheita. Para isso, deve-se controlar o mato através da aplicação de herbicida ou realizar duas ou três capinas mecânicas até 40 dias após a germinação do milho, ocasião em que a própria lavoura impedirá o desenvolvimento das plantas daninhas.
O milho pode ser semeado antes do início das chuvas, caracterizando o denominado "plantio no pó"?
É mais prudente aguardar as primeiras chuvas, ocasião em que o solo tem umidade suficiente para a germinação da semente. O "plantio no pó" somente deve ser realizado se for possível irrigar até no máximo uma semana sem chuvas.
É econômico o uso de herbicidas em lavouras de milho?
O herbicida é um produto químico de custo elevado, exigindo, por isso, bons índices de produtividade, para viabilizar sua utilização no controle de plantas daninhas. Estudos econômicos disponíveis têm demonstrado que o emprego de herbicidas em milho representa custos correspondentes a 10-12 sacos de grãos, sendo economicamente viável somente em lavouras com produtividades superiores a 4.000 kg/ha.
Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267