Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo
Perguntas mais Frequentes
Milho - Minimilho
Qual o padrão desejável de espiguetas para minimilho?
Recomenda-se comprimento de espigueta entre 5 e 10 cm e diâmetro entre 1 e 1,5 cm..
Qual a cultivar mais recomendada para a produção de minimilho?
As cultivares de milho pipoca e milho doce são as mais recomendadas para o minimilho, por possuírem dimensões (comprimento e diâmetro) de espiguetas mais compatíveis com os padrões de exigência do mercado consumidor.
O que é minimilho?
Minimilho, também conhecido por baby corn, é o milho cujas espigas ou espiguetas, popularmente denominadas "bonecas", são colhidas ainda jovens, antes da fertilização dos grãos, para serem consumidas na forma de conservas ou in natura.
Qual a utilidade das espiguetas não aproveitadas para conserva??
Direcionar a comercialização para mercados menos exigentes ou para venda e consumo in natura, através de grandes redes de supermercados e restaurantes e até mesmo para alimentação de bovinos.
Quais os principais cuidados com o manejo de lavouras para a produção de minimilho?
Adubar corretamente, com antecipação da adubação nitrogenada de cobertura para o estádio de três a quatro folhas; aumentar a densidade de plantas, para se obter maior volume de produção de espiguetas, e controlar as pragas iniciais da lavoura, com correta obediência aos prazos legais e efeitos residuais de inseticidas.
Qual a densidade de plantio mais indicada para produção de minimilho?
Recomenda-se distribuir 15 a 18 sementes de milho por metro linear, no espaçamento de 0,80 m entre fileiras. Dessa densidade inicial de plantas, resultará uma população de cerca de 180.000 plantas por hectare na colheita.
Qual a época ideal de colheita do minimilho?
Para atender os padrões de qualidade da indústria de conservas e consumidores em geral, as espiguetas de milho devem ser colhidas, no máximo, até dois dias após a emissão dos estigmas ou cabelo. Dependendo da cultivar de milho utilizada e da época do plantio, a colheita ocorre entre 45 e 50 dias após a germinação do milho.
Qual o ciclo médio de uma lavoura destinada à produção de minimilho??
Nos plantios de verão, que na maioria das regiões brasileiras se estendem de setembro a fevereiro, o minimilho é colhido em torno de 50 dias após a germinação. Nos plantios fora de época, o ciclo pode se alongar até 80 dias.
O Brasil é um grande produtor de minimilho?
Os países asiáticos, principalmente a Tailândia, são os maiores exportadores de minimilho para o mercado mundial. No Brasil, esse sistema de exploração está apenas começando.
Qual o rendimento de uma lavoura de minimilho??
Apesar de uma lavoura destinada a esse fim ter rendimento estimado de 2,5 t/ha de espiguetas, somente 15 a 20% dessa produção, ou 375 a 500 Kg/ha, alcançarão padrão industrial para conserva.
Uma lavoura para produção de minimilho pode proporcionar quantas colheitas?
Geralmente, uma lavoura para minimilho pode proporcionar duas ou três colheitas, em diferentes épocas. Explica-se essa possibilidade por fatores fisiológicos ou dominância apical, que estimula a emissão de nova espigueta logo após a colheita da primeira, e assim sucessivamente, até quatro espiguetas por planta.
Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267