Culinária do Milho & Sorgo
 
 
Introdução Dicas Recomendações Glossário

Recomendações
  
   

Recomendações para o preparo das receitas

Técnicas

  1. Ao cozinhar vegetais, evite picá-los em pedaços pequenos antes do cozimento. Utilize o mínimo de água na cocção, devendo, se possível, aproveitar a mesma água onde os vegetais foram deixados em remolho e reaproveitá-la após o cozimento, no preparo de caldos ou molhos. Dessa forma, as perdas dos minerais e vitaminas que se dispersam na água serão minimizadas.
  2. Evite deixar alimentos cortados expostos ao ar. Alguns deles possuem substâncias bastante reativas quando em presença do oxigênio, podendo causar alterações no alimento, modificando sua aparência e mesmo a qualidade.
  3. Ao remover cascas dos vegetais e frutas, evite retirar a polpa. Raspe-as preferencialmente, em vez de descascar, quando possível.
  4. Não adicione bicarbonato de sódio á água de cozimento de vegetais verdes. Embora a cor se mantenha, o bicarbonato causa perdas no valor nutritivo desses vegetais, por favorecer a destruição de vitaminas.
  5. Não deixe o óleo desprender fumaça quando aquecido, isto significa o início de sua queima e conseqüente prejuízo no seu valor nutritivo.
  6. Evite untar formas ou tabuleiros com gordura, manteiga ou margarina, preferindo os óleos vegetais, porque estes são mais resistentes à ação do calor.
  7. Ao assar, cozinhar e grelhar carne, deve-se colocá-la inicialmente em fogo brando, para que a retração das fibras se faça lentamente, impedindo a perda de sucos, endurecimento das proteínas, ressecamento da carne e redução do seu volume. Depois de cozida, deve-se aumentar a temperatura para corar.
  8. Grãos como milho e feijão cozinham mais facilmente quando submetidos previamente ao remolho.
  9. Na cocção de cereais (canjica de milho melhor pela gelatinização completa do amido e arroz), deve-se cozinhar primeiro em água, antes de se acrescentar leite, para que o grão amoleça.
  10. As farinhas (fubá, farinha de trigo, maisena etc.) a serem acrescentadas a um líquido quente devem ser previamente diluídas em líquido frio, para evitar a formação de grumos.
  11. Nas preparações que utilizarem farinhas cozidas ou douradas na manteiga, deve-se acrescentar o líquido quente nas farinhas quentes, para evitar a formação de grumos e favorecer a perfeita gelatinização do amido.
  12. Ao iniciar a fervura do alimento, diminua o fogo e mantenha a panela tampada.
  13. Mexa o alimento na panela sempre em movimentos circulares, começando pela periferia e indo até o centro. Neste processo, remova também as partículas aderidas às bordas, evitando que se ressequem e dificultem o cozimento.
  14. Evite descongelar o alimento, retirando-o do congelador ou "freezer" e deixando-o exposto. De preferência, descongele-o dentro da geladeira.
  15. Não retorne para congelar um alimento que já tenha sido descongelado.
  16. Práticas

    Teste de fermentação dos pães

    Ao colocar a massa para fermentar retire uma pequena porção e forme três pequenas bolas. Encha um copo com água e mergulhe as bolas dentro, deixando o copo ao lado da vasilha onde se encontra a massa. Quando as bolinhas flutuarem, a massa terá alcançado o crescimento ideal.

    Massas de textura fina, como as de empadões e de biscoitos, poderão ser abertas entre dois plásticos. Dessa forma elas ficarão com espessura uniforme e não quebrarão.

    Autora: Maria Cristina Dias Paes




Equipe Técnica
Agradecimentos
Bibliografia Consultada
      
 
 
Receitas:

Sopas
Biscoitos, Bolos e Broas
Pães
Tortas e Salgados
Mingaus e Vitaminas
Sobremesas
Busca
Busca por palavra-chave: