Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Selo de hortaliças orgânicas é lançado na Embrapa Milho e Sorgo



José Eduardo Rasguido, da Emater-MG, aborda potencialidades da agricultura orgânica
12/5/2005 (9:42:00)



Foi lançado nesta terça-feira, 10, na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), o 1º Selo de Hortaliças Orgânicas do estado de Minas Gerais. Os produtores Benedito Rafael da Costa e Maria da Piedade Correia, da horta comunitária do bairro JK de Sete Lagoas, receberam o selo do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão certificador, e da Emater-MG, entidade responsável pelo apoio técnico. Segundo o coordenador técnico da Emater-MG Fernando Tinoco foram analisados a qualidade da água, do solo e dos produtos produzidos com apoio da secretaria Municipal de Agricultura de Sete Lagoas. "As hortaliças não apresentam resíduos de agrotóxicos ou de coliformes fecais", explica. Para o controle de pragas e doenças os produtores utilizam inseticidas e fertilizantes naturais.

As hortaliças orgânicas já são comercializadas em feiras livres de Sete Lagoas, como as dos bairros Boa Vista e Jardim Arizona. O selo orgânico foi lançado durante o seminário Legislação e Mercado para Produtos da Agricultura Familiar, que acontece até o final da tarde desta quarta-feira, 11, no auditório Renato Coimbra na Embrapa Milho e Sorgo. O evento é uma promoção da Embrapa Milho e Sorgo, Emater-MG e do ministério do Desenvolvimento Agrário, através da secretaria da Agricultura Familiar.

De acordo com o coordenador, o médico veterinário da Emater-MG José Eduardo Rasguido, o objetivo é promover a organização de agricultores familiares em torno da comercialização dos produtos, evitando a venda in natura. ?Queremos agregar valor por meio do beneficiamento?, explica.

O foco das palestras são as mudanças ocorridas nas legislações fiscal, tributária e sanitária e suas implicações na comercialização dos produtos. ?Há necessidade de os produtores se organizarem para atenderem às exigências do mercado?, pondera o coordenador. Neste contexto, Rasguido tem apostado na vertente orgânica para oferecer aos produtores oportunidades de se inserirem em um segmento cada vez mais promissor.

Em 2004 o Brasil exportou cerca de R$ 18 milhões em produtos orgânicos. Montante considerado baixo diante a movimentação do mercado mundial, que gira em torno dos US$ 250 milhões, com mercados consumidores em potencial na Europa e nos Estados Unidos, principalmente. ?A organização dos agricultores pode viabilizar a atividade para atender tais mercados?, diz José Eduardo.

Nesta quarta-feira agricultores que cultivam produtos orgânicos e que já atendem o mercado externo darão depoimentos. O coordenador ainda considera essencial a consolidação de parcerias para promover a profissionalização e a conquista de novos mercados. ?A Embrapa possui um rol de tecnologias capaz de atender essa demanda?, conclui. O seminário Legislação e Mercado para Produtos da Agricultura Familiar acontece em Alfenas-MG na próxima quinta e sexta-feira. Semana que vem os municípios mineiros de Uberaba e Viçosa sediam o evento.

Exposição de arte acontece simultaneamente

Esculturas, vasos, bilhas e outras peças artesanais também estão sendo expostas durante o seminário na Embrapa Milho e Sorgo. As peças artesanais são produzidas por agricultores familiares do município de Funilândia-MG que utilizam a argila modelada como matéria prima. O projeto, de autoria da Emater-MG, tem como objetivo valorizar as habilidades artesanais de famílias rurais por meio da organização das comunidades, oferecendo novas oportunidades de emprego e renda para as pessoas envolvidas no projeto.

Segundo a coordenadora, a extensionista Marilene Martins, cinco mulheres da comunidade já estão produzindo suas peças em escala comercial em parceria com o Centro de Artesanato de Funilândia (CAF) e Prefeitura Municipal. Outras informações podem ser obtidas junto à assessoria de comunicação social da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento pelos telefones (31) 3779-1059 ou 3779-1172.

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267