Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa Milho e Sorgo debate tecnologias para a produção orgânica de grãos



Reunião começou nesta terça, 2 de agosto, pela manhã
2/8/2005 10:08:54



Agregar parcerias para o desenvolvimento de pesquisas em agricultura orgânica. Segundo o chefe geral da Embrapa Milho e Sorgo, Ivan Cruz, essa é a meta da Unidade na gestão do projeto "Desenvolvimento de Tecnologias para a Produção Orgânica de Grãos", estudo componente do Macroprograma 1 intitulado "Desenvolvimento Tecnológico de Sistemas Orgânicos de Produção Agropecuária Sustentáveis". O estudo envolve 110 pesquisadores e 16 Unidades da Embrapa e tem como coordenador Ricardo Trippia, pesquisador da Embrapa Agrobiologia (Seropédica-RJ). O tema será discutido até quarta-feira, 03, na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) por técnicos e pesquisadores da Embrapa Soja (Londrina-PR), Embrapa Arroz e Feijão (Goiânia-GO) e Embrapa Agrobiologia.

De acordo com Ivan Cruz existem muitas possibilidades para o desenvolvimento de pesquisas para a produção orgânica de grãos. Uma delas é o processamento em forma de ração, ampliando as cadeias produtivas envolvidas no projeto. Segundo Ricardo Trippia, líder do projeto em rede, é grande a responsabilidade dos pesquisadores, já que a agricultura orgânica vem ganhando cada vez mais expressão. "É um desafio entender a integração entre os diferentes processos e preservar a harmonia entre eles", explica. "Nossa idéia não é apenas apresentar resultados. É promover a participação, investindo na integração entre os colegas para viabilizar novas possibilidades", completa.

Segundo o gestor do projeto componente da Embrapa Milho e Sorgo, José Carlos Cruz, resultados positivos têm sido observados na condução orgânica de lavouras com variedades de milho, arroz e soja, experimentos instalados há dois anos na Unidade em forma de rotação de culturas em uma área de 12 hectares, em uma espécie de "fazendinha orgânica". Na cultura do milho o pesquisador afirma que a principal praga - a lagarta-do-cartucho - está sendo controlada por inimigos naturais, coletados na planta ou dentro do corpo da praga, criados em laboratório e depois liberados nas plantações: o Trichogramma. "Resultados satisfatórios estão sendo observados", avalia o pesquisador. José Carlos afirma que variedades de milho conduzidas de maneira orgânica produziram até seis toneladas por hectare na última safra (2003/2004).

TEMAS - Durante a reunião pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, também apresentarão resultados por atividades desenvolvidas no projeto. Entre os temas destacam-se o uso de dejetos de animais na agricultura (Egídio Arno Konzen), uso de compostos orgânicos e de adubação verde para sistemas de produção orgânica de milho (Ramon Alvarenga), dinâmica de plantas espontâneas (Décio Karam), armazenagem qualitativa para o milho orgânico (Jamilton Pereira dos Santos), avaliação do desempenho produtivo e de cultivares de milho (José Carlos Cruz e Israel Alexandre Filho), diversidade metabólica e genética (Ivanildo Marriel), monitoramento da dinâmica das pragas do milho (Ivan Cruz), dinâmica de doenças (Fernando Tavares Fernandes) e avaliação socioeconômica e ambiental dos sistemas de produção (Jason de Oliveira Duarte).

Jornalista responsável: Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Telefone / Fax: (31) 3779-1059
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267