Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa e Emater/MG realizam curso sobre integração lavoura/pecuária



Capim tanzânia e milho plantados em uma mesma área na Embrapa Milho e Sorgo
21/11/2005 11:13:01



No dia 21 de novembro será realizado na sede campestre do Sesc, em Juiz de Fora - MG, um curso que visa capacitar técnicos da Emater- MG para a transferência de tecnologias a respeito da integração lavoura/pecuária. O curso se estende até o dia 23, com palestras de pesquisadores de várias unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), técnicos da Emater e professores da Universidade Federal de Viçosa.

O ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Alyssom Paulinelii, fará a abertura do evento. Ele vai falar sobre o potencial da integração lavoura/pecuária para o desenvolvimento sustentável em áreas de morro. O evento antecipa um dos temas que será destaque durante o Congresso Internacional do leite, a ser realizado dos dias 28 a 30 de novembro, em Goiânia - GO.

Integrar a lavoura com a pecuária com objetivo de incrementar a produção de carne, leite e grãos faz parte de um projeto da Embrapa, financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A integração tem sido tema de dezenas de cursos ministrados em dez estados brasileiros. O objetivo é disseminar informações com vistas a reduzir o custo de produção e otimizar o uso racional dos recursos naturais.

Segundo o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas – MG), coordenador do projeto, Ramon Costa Alvarenga, ao longo do projeto serão treinados cerca de 400 técnicos de instituições públicas e privadas. “Vamos torná-los multiplicadores da tecnologia, sensibilizando produtores a cerca dos seus benefícios”. Além dos cursos, propriedades-modelo serão transformadas em unidades demonstrativas, que poderão ser visitadas por demais produtores.

O pesquisador da Embrapa Gado de Leite (Juiz de fora – MG), Fausto de Souza, também envolvido no projeto, diz que com a integração ganham a lavoura e a pecuária. “O cultivo da lavoura favorece na recuperação de pastagens degradadas e as áreas de pastagens contribuem para o bom desenvolvimento das lavouras”.

O que se pretende é diversificar o uso do solo. A monocultura tanto de pasto como de grãos é bastante prejudicial, favorecendo o aparecimento e a intensificação de doenças e pragas. Do ponto de vista do solo, um único sistema radicular de plantas contribui para diminuir sua vida útil. Além disto, o cultivo de uma única espécie provoca um desbalanceamento do solo já que na monocultura sempre são explorados os mesmos nutrientes.

Programa

21 de novembro
- A Integração Lavoura-Pecuária como potencial de Desenvolvimento Sustentável para áreas amorreadas - Alysson Paulinelli (ABAG)
- Apresentação do projeto PROTILP - Ramon Costa Alvarenga (Embrapa Milho e Sorgo)
- Integração Lavoura-Pecuária: Sustentabilidade da Agropecuária e Produção de grãos na ILP - Ramon Costa Alvarenga (Embrapa Milho e Sorgo)
- Produção e Utilização de Forragem na ILP - Miguel M. Gontijo Neto (Embrapa Milho e Sorgo)
- Avaliação Socio-econômica na ILP: Comparação de sistemas de ILP com sistemas tradicionais – custo/benefício - João Carlos Garcia (Embrapa Milho e Sorgo)

22 de novembro
- Condições necessárias para a implementação da ILP e sua contribuição para a conservação dos recursos naturais e sustentabilidade da produção - Ernani Luiz Agnes (DTF/UFV)
- Programa do DFT/UFV para ILP em áreas amorreadas - Francisco Cláudio Lopes de Freitas (DTF/UFV)
- Manejo de plantas daninhas e tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas na Integração Lavoura-pecuária
- Francisco Cláudio Lopes de Freitas (DTF/UFV)
- Gestão das águas nos sistemas conservacionistas: SPD e Integração Lavoura-Pecuária – Aluisio Granato de Andrade (Embrapa Solos)
- Manejo de solo, rotações e biomas em Sistema de Plantio Direto (SPD) - Pedro Luiz de Freitas (Embrapa Solos)
- A ILP na prática – Visão e Experiência do Setor Produtivo - Vicente de Paula Machado (Sítio Valão - Mar de Espanha, MG)/Wilson Ashidani (Fazenda Ashidani – Piedade do Rio Grande, MG).
- Visita ao Campo Experimental de Cel. Pacheco.

Rubens Neiva (MTb 5445/MG)
Embrapa Gado de Leite
Contatos: (32) 3249-4712 - neiva@cnpgl.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267