Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Integração lavoura-pecuária em plantio direto é tema de dia de campo



Benefícios do sistema serão apresentados
7/3/2006 16:03:12



A integração lavoura-pecuária utilizando o sistema de plantio direto será tema de dia de campo nesta quarta-feira, 08, no município mineiro de Papagaio, localizado na região Central do Estado. O evento, que tem a realização da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, através da Emater-MG, da Associação de Plantio Direto no Cerrado (APDC) e da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), irá mostrar as vantagens da utilização da tecnologia no cultivo de área com milho para silagem e na formação de pastagens.

Avaliações de custos e dados referentes à produtividade do sistema, além de demonstrações de máquinas e implementos agrícolas, serão apresentados. O diferencial da integração lavoura-pecuária, segundo o pesquisador Ramon Alvarenga, da Embrapa Milho e Sorgo, é o depósito de nutrientes residuais no solo, que contribuem para aumentar a produção e produtividade das pastagens. A tecnologia permite a utilização de dois sistemas: Santa Fé e Barreirão.

O sistema Barreirão deve ser implantado em pastagens degradadas onde é necessário corrigir o perfil do solo. Já o sistema Santa Fé é utilizado quando o solo já está corrigido. Consiste principalmente na dessecação da pastagem degradada e na realização de plantio direto sobre a palhada. As vantagens do Santa Fé vão desde a viabilização do plantio direto na maior parte das áreas à conservação do solo e maior flexibilidade de plantio, características aliadas à economia oferecida ao produtor pela renda obtida com a produção de outra cultura, além do aumento da capacidade de suporte da área.

VISITA - Um grupo de 32 fazendeiros ingleses irão comparecer ao dia de campo sobre integração lavoura-pecuária em plantio direto. O grupo, que visitará Minas Gerais pela primeira vez, já percorreu instituições ligadas ao agronegócio nos estados da Bahia e Pernambuco. Os agricultores produzem uma grande variedade de culturas, como batata, beterraba, cevada, feijão e trigo e tem interesse em especial por culturas com potencial para exportação. A programação prevê também uma visita às instalações da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3779-1065 ou pelo e-mail sac@cnpms.embrapa.br .

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Telefone / Fax: (31) 3779-1059
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267