Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Cenário para o milho é favorável, diz presidente da Câmara Setorial



Silvio Farnese, da Secretaria de Política Agrícola do Mapa
24/10/2006 13:49:26



Um cenário favorável para o abastecimento interno de milho a partir de dados da safra 2006/2007 e novos mercados potenciais foram apresentados pelo presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos, Silvio Farnese, também coordenador-geral de Cereais e Culturas Anuais da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A palestra foi apresentada em uma convenção na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) na última segunda-feira, 23.

Segundo ele, a conjuntura internacional é favorável à produção de milho no Brasil e ao incremento de investimentos no setor. "Os Estados Unidos, maiores exportadores de milho no mundo, estão próximos de atingirem o limite de sua fronteira agrícola. A China, por sua vez, já produz menos do que consome, baixando seu estoque de 84,8 milhões de toneladas na safra 2001/2002 para 28,1 milhões na última safra. Dessa forma, o cenário é muito favorável para o Brasil", adiantou.

Entre as perspectivas apresentadas, estão o aumento do consumo de milho para a fabricação de etanol nos Estados Unidos. Segundo Silvio Farnese, o aumento registrado foi de 32 milhões de toneladas na última década. São 101 usinas em funcionamento no país. "Se a tendência for comprovada, um novo desafio será apresentado à cadeia produtiva do milho, o de conquistar mercados para a produção de combustíveis", afirmou.

ABASTECIMENTO E DESAFIOS - O estoque de milho do governo, de acordo com Farnese, está quantificado em 3,7 milhões de toneladas. "O abastecimento está garantido e políticas para garantir o preço mínimo em alguns estados já estão em andamento, como a realização de leilões", disse. O objetivo é garantir o preço mínimo da saca de milho, que já foi cotada a apenas R$ 12. Em Mato Grosso, por exemplo, "estado que vive uma crise quase que estrutural do ponto de vista logístico", antecipou o presidente, 65% da safra foi comercializada com o apoio do governo.

Os desafios enfrentados pelos produtores - como atrasos na decisão sobre a liberação comercial de sementes transgênicas, baixas produtividades registradas em algumas regiões e, principalmente, a ausência de uma infra-estrutura adequada para o escoamento de produção - foram apresentados por Farnese como fatores que exigem uma definição urgente. "A logística cara, por exemplo, inibe o desenvolvimento de qualquer cultura", disse.

SORGO - O presidente da Câmara Setorial também fez análises sobre a produção de sorgo. Silvio Farnese disse que a cultura passa por um momento de estabilidade - o Brasil tem uma área plantada de 720 mil hectares - e adiantou que o cenário deve permanecer no futuro. "A cultura ajuda no abastecimento, principalmente em épocas de crise. Mas o consumo acontece nas próprias regiões produtoras e isso tem inviabilizado o aumento da produção", concluiu.

Mais informações: Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa): (31) 3779-1123 ou sac@cnpms.embrapa.br .

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267