Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa integra rede mineira de biotecnologia



Rede Mineira de Biotecnologia envolverá a Embrapa em seus projetos
16/11/2006 14:19:12



A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) será uma das entidades a atuar como coordenadora e sede dos laboratórios centrais da Rede Mineira de Biotecnologia para o Agronegócio (RMBA), cujo lançamento e instalação serão realizados em solenidade de assinatura do convênio nesta sexta-feira, 17, na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (veja serviço ao final da matéria). A iniciativa, do Governo de Minas, destinará recursos da ordem de R$ 3 milhões para o projeto que tem como objetivo capacitar tecnologicamente pesquisadores do Estado nas áreas de genômica funcional, genética molecular e biossegurança, dando suporte ao desenvolvimento sustentável do agronegócio mineiro.

Cinco princípios básicos irão reger a Rede Mineira de Biotecnologia: compartilhamento de laboratórios, apoio e estímulo a ações coordenadas de pesquisa nas áreas contempladas pela Rede, integração entre pesquisadores e metodologias utilizadas nos laboratórios, complementaridade com outras redes de pesquisa já apoiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), otimizando a capacidade de P&D, e aumento da colaboração interinstitucional e uso das modernas ferramentas da biologia na avaliação e utilização da diversidade genética dos biomas de Minas Gerais.

Segundo informações da assessoria da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a rede irá utilizar técnicas avançadas de biologia molecular, biologia celular e biossegurança. Ainda segundo a assessoria, uma das linhas prioritárias será identificar, caracterizar e proteger os genes, promotores e proteínas de interesse da agropecuária. Projetos para o desenvolvimento de plantas transgênicas com tolerância a diversos problemas, além da geração de informações sobre a segurança para uso na alimentação humana e animal e possíveis impactos ambientais causados pelos OGMs, serão desenvolvidos.

FUNCIONAMENTO - Um conselho técnico formado por representantes das entidades e um comitê gestor encarregado de autorizar as despesas do projeto serão responsáveis por apoiar o desenvolvimento da RMBA. O acordo prevê investimentos em análise de expressão dos genes/promotores e proteínas geradas nos laboratórios. De acordo com a Secretaria, recursos devem ser destinados à área de propriedade intelectual, ao desenvolvimento da bioinformática, à implantação do Programa de Boas Práticas de Laboratório e à instalação de rede de ensaios para garantir a biossegurança dos OGMs produzidos pela Rede.

A infra-estrutura técnica e administrativa das entidades componentes serão colocadas à disposição uma das outras e direitos autorais de invento, aperfeiçoamento ou inovação tecnológica, criação de cultivar e outros projetos terão que ser mantidos em sigilo no âmbito das parcerias. A Rede será coordenada pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e pela Fapemig. As duas Unidades da Embrapa localizadas em Minas - Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) e Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), vinculadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) - a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e as Universidades Federais de Viçosa (UFV), Lavras (Ufla), Uberlândia (UFU) e a Escola de Veterinária da UFMG são as entidades componentes.

SERVIÇO - A solenidade de assinatura do convênio de cooperação técnica e financeira para o desenvolvimento da Rede Mineira de Biotecnologia para o Agronegócio será realizada às 15 horas desta sexta-feira, 17, no auditório da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (rua Cláudio Manoel, 1205, bairro Funcionários, Belo Horizonte-MG). Durante a solenidade haverá entrega simbólica do projeto com as linhas básicas a serem seguidas pelas instituições parceiras. Da Embrapa Milho e Sorgo participam a chefe-geral da Unidade, Vera Maria Carvalho Alves, e o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Antônio Álvaro Corsetti Purcino. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Estado de Agricultura: (31) 3287-4489 ou na Embrapa Milho e Sorgo: (31) 3779-1123 / sac@cnpms.embrapa.br .

Texto: Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP) com informações da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267