Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo toma posse oficialmente



Vera terminou pós-doutorado em 2005
30/11/06 10:53:32



Na próxima terça-feira, 5 de dezembro, com a presença do diretor-presidente da Embrapa Silvio Crestana, toma posse oficialmente a chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) Vera Alves. Dirigindo essa unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desde o final de agosto, ela tem a responsabilidade de coordenar o trabalho de quase 300 pessoas, entre elas cerca de 70 pesquisadores de diferentes áreas.

Em seu plano de trabalho, Vera prevê um fórum de discussão para estruturar a programação de pesquisa da Unidade. Nesse sentido, estão em andamento discussões sobre as prioridades e as linhas de pesquisa, assim como o arranjo dos pesquisadores em núcleos temáticos. A Embrapa Milho e Sorgo foi pioneira na organização de núcleos temáticos, cujos temas devem acompanhar as tendências e novas áreas de estudo.

Um desafio a ser enfrentado é com relação às aposentadorias, tanto na pesquisa como nas outras áreas da empresa. Entre os pesquisadores, quase 40 estão inscritos no Plano de Desligamento Incentivado (PDI) e já estão saindo. Uma substituição ordenada, portanto, é fundamental. Neste final de novembro e início de dezembro, estão chegando à Unidade cerca de 10 pesquisadores aprovados no último concurso público.

Na área de apoio à pesquisa, a nova chefe-geral propõe a criação de um Núcleo de Desenvolvimento de Oportunidades, que estaria ligado à Área de Negócios Tecnológicos. Os objetivos do núcleo serão levantar novas oportunidades de negócios, buscar informações sobre tendências do agronegócio e de políticas governamentais e identificar competências e parcerias. A valorização da transferência de tecnologias para a agricultura familiar e para pequenas propriedades também está prevista no plano de trabalho.

A ampliação dos canais de comunicação com os diversos públicos e segmentos da sociedade (como a imprensa, as organizações não-governamentais e profissionais ligados ao agronegócio) e o fortalecimento do programa Embrapa & Escola, que recebe anualmente milhares de estudantes de diferentes níveis, são outras ações previstas por Vera.

O plano de trabalho para os próximos anos enfatiza também a questão das parcerias, que devem ser trabalhadas de forma criteriosa e envolver tanto órgãos e instituições públicos como privados. As parcerias internacionais também devem ser consideradas, tanto com países desenvolvidos como junto a países em desenvolvimento.

Para a área administrativa, Vera propõe, entre outras, as seguintes ações:

- ampliar o programa de treinamento e de capacitação de funcionários, "incluindo fortemente a equipe de apoio";

- reestruturar o Núcleo de Apoio a Projetos, que deverá identificar oportunidades de captação de recursos financeiros e auxiliar na elaboração de projetos;

- retomar o processo de incubação de empresas, considerando as possibilidades abertas pela Lei de Inovação Tecnológica;

- incrementar a captação de recursos financeiros através da cobrança de royalties decorrentes do licencimanto de tecnologias da Unidade;

- estruturar um plano de prioridades de investimentos para a infra-estrutura atual, começando com investimentos na mecanização dos campos experimentais, em equipamentos de irrigação, em automação de laboratórios e em câmaras frias para armazenamento de germoplasma.

CURRÍCULO ACADÊMICO - Vera graduou-se, em 1979, em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal), atual Universidade Federal de Lavras (Ufla). Em 1984, terminou mestrado em Solos e Nutrição de Plantas na Universidade Federal de Viçosa (UFV); em 1994, concluiu doutorado também em Solos e Nutrição de Plantas, novamente na UFV; e, em 2005, terminou pós-doutorado pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Atua principalmente em pesquisas com adaptação de plantas a solos ácidos, tolerância ao alumínio, eficiência nutricional e mecanismos de adaptação.

Juntamente com Vera, compõem a chefia da Embrapa Milho e Sorgo mais três pesquisadores: Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento); Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Comunicação e Negócios); e Isabel Regina Prazeres de Souza (chefe-adjunta de Administração).

Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Contatos: (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282 / clenio@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267