Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Cultivares e integração lavoura-pecuária serão mostradas no Show Rural pela Embrapa Milho e Sorgo



O milho é uma das culturas que mais tem dado certo no sistema de integração lavoura-pecuária
16/01/07 10:19:57



Durante o Show Rural Coopavel, marcado para o período entre 5 e 9 de fevereiro, a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) apresentará cultivares dessas duas culturas no campo e, na Casa da Embrapa, maquetes sobre a integração lavoura-pecuária.

São seis cultivares de milho. A variedade BR 106 adapta-se bem a todas as regiões do Brasil e possui muito boa tolerância tanto ao acamamento como ao quebramento. Seu porte (2,4 m) e seu ciclo (130 dias) são intermediários.

A Embrapa mostrará também o híbrido duplo BRS 2020. Recomendado para grande parte da área onde se planta milho hoje no Brasil (as regiões Sudeste e Centro-Oeste, os estados da Bahia, Tocantins, Piauí e Maranhão e o norte do Paraná), essa cultivar tem ciclo precoce.

Já o híbrido triplo BRS 3150 tem porte baixo (2,3 m), é precoce e apresenta ótima sanidade de grãos. Ele é recomendado para produtores das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país, com desempenho superior sobretudo em áreas com mais de 700 m de altitude.

Estarão sendo mostrados também, durante o evento, três híbridos simples de milho: o BRS 1015, o BRS 1030 e o BRS 1035. O primeiro foi desenvolvido em conjunto pela Embrapa Milho e Sorgo e pela Embrapa Trigo (Passo fundo-RS) e tem elevado potencial produtivo e sanidade foliar. Seu plantio é restrito à safra normal dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e do Sul do Paraná.

Já o BRS 1030 é precoce e a Embrapa o recomenda para o Sudeste e o Centro-Oeste do país, o Norte paranaense e o Sudoeste da Bahia. Tem potencial genético que possibilita alta produtividade, tanto em áreas acima como abaixo de 700 m de altitude. Além disso, possui ótima estabilidade de produção.

O BRS 1035 é adaptado para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil e para o Norte do Paraná. Indicado sobretudo aos produtores que utilizam de média a alta tecnologia, esse híbrido simples tem alta sanidade foliar e potencial genético para alta produtividade.

Além das seis cultivares de milho, a Embrapa apresentará também cinco cultivares de sorgo, todas híbridas. O BRS 308 apresenta boa capacidade de rebrota e alta resistência à antracnose, à cercosporiose e à helmintosporiose, três das principais doenças que atacam o sorgo no país. Esse híbrido é indicado para plantio nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país no sistema de sucessão ou safrinha.

Já o BRS 310 é indicado também para a safrinha das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e ainda para o Semi-Árido do Nordeste. Resistente ao acamamento, ele tem boa tolerância à seca e à toxicidade de alumínio do solo, além de apresentar boa resistência às mesmas doenças acima.

O BRS 601 apresenta alta produção de matéria seca e adaptabilidade aos plantios de verão. Além disso, esse híbrido de sorgo forrageiro é recomendado para plantio nas regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país.

Outro híbrido que a Embrapa mostra durante o Show Rural 2007 é o BRS 610, híbrido forrageiro adaptado às condições das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil. Apresenta alta produtividade de matéria seca, qualidade de silagem e ótima sanidade foliar.

E o BRS 800, híbrido de sorgo para corte e pastejo, tem grande capacidade de perfilhamento e grande velocidade de crescimento. Sua região de adaptação envolve as regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil.

Além das cultivares, a Embrapa Milho e Sorgo mostrará, em forma de maquetes, os benefícios que o sistema de integração lavoura-pecuária pode trazer para os produtores rurais. Adotado cada vez mais, esse sistema permite que o produtor tenha mais eficiência na utilização da terra e aumente a produção de carne, grãos ou leite. Ou seja, ganha tanto o lado da agricultura como o da pecuária.

Há algumas regras básicas para o sucesso na implantação do sistema: planejamento correto, escolha das melhores alternativas técnicas e econômicas e decisão pela que se ajusta melhor à situação vivida pelo produtor. Cada caso é específico e, portanto, nem sempre o que é ótimo para uma propriedade é bom para outra.

Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Contatos: (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282 / clenio@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267